A praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, é este fim de semana, palco da 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2023, a primeira divisão do surf nacional.
Quando a luta pelos títulos máximos do surf masculino e feminino em português, está ao rubro numa das disputas mais renhidas e emocionantes dos últimos anos, preveem-se baterias discutidas até ao soar da buzina. Está tudo a postos para assistirmos à ação ao mais alto nível com a elite do surf nacional na máxima força e preparada para proporcionar um bom espetáculo nas ondas açorianas.
Além do troféu da etapa e os preciosos pontos para o ranking na disputa pelos títulos nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro é, simultaneamente, a 3ª e última etapa da Allianz Triple Crown que irá distinguir o melhor surfista masculino e feminino no conjunto das três provas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.
A par disto, estão em jogo vários prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.
Francisco Morgado, Diretor de Prova da Liga MEO Surf
“Estamos a acompanhar com muita atenção uma possível ondulação para o último dia do Allianz Ribeira Grande Pro. A alteração para a Praia do Monte Verde deu-nos mais amplitude face às condições de mar, mas também permite uma melhor gestão das marés. Acredito que vamos ter boas ondas ao longo dos dias de competição, sempre com vento offshore ou muito fraco e com a água do mar com temperaturas mais quentes do que em Portugal Continental, permitindo assim que venhamos a ter alguns competidores a fazer surf de calções.”