Home » Economia » Marcas » Lisboa é uma das vinte e uma Smart city´s mundiais

Lisboa é uma das vinte e uma Smart city´s mundiais

A smart, Marca automóvel claramente urbana, identificou as 21 cidades a nível mundial que reúnem os critérios para serem smart city, cidades alegres para viver, livres de congestionamentos.

Lisboa destaca-se por preencher os requisitos que a Marca considera alvo de intervenção, sendo exemplo a elevada densidade de viaturas, ruas estreitas e sinuosas, estacionamento escasso e apertado e uma crescente regulamentação ambiental, que afeta essencialmente os veículos mais poluentes.

São estes os principais critérios de seleção que a smart considera que definem uma cidade como “smart city”, tal como Roma, Barcelona, Berlim, São Francisco, cidade do México ou Pequim, cidades com cariz histórico e com grande crescimento na área do turismo e demográfico.

O desafio passa por encontrar soluções viáveis que permitam aos habitantes, continuar a viver em alegria mantendo um dos aspetos mais importantes para os cidadãos, a mobilidade.

Sob o mote, “a smart ama Lisboa” (smart loves Lisboa), a Marca de Estugarda pretende dinamizar a cidade através de várias ações que começam já em setembro e que se prolongam no próximo ano, demonstrando sempre a mais-valia do uso da smart dentro dos centros urbanos.

Temas como a economia de combustível, através de automóveis altamente eficientes e com baixas emissões poluentes, mobilidade alternativa através de veículos elétricos ou novas propostas de mobilidade urbana, como o car sharing, e acima de tudo a facilidade de estacionar, estão entre as características que definem a smart e que Lisboa precisa para o seu futuro.

No projeto smart loves Lisboa estão integrados eventos e ações de sensibilização que irão trazer animação à cidade de Lisboa. Desde concertos, corridas de carrinhos de rolamentos e exposições em vários pontos de Lisboa, passando ainda por ações de comunicação inéditas na cidade, a smart vai demonstrar todo o seu empenho na resolução de alguns dos problemas que a cidade enfrenta atualmente. Porque o objetivo da smart é proporcionar mais espaço na cidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.