Home » Economia » Marcas » Lisboa √© uma das vinte e uma Smart city¬īs mundiais

Lisboa √© uma das vinte e uma Smart city¬īs mundiais

A smart, Marca autom√≥vel claramente urbana, identificou as 21 cidades a n√≠vel mundial que re√ļnem os crit√©rios para serem smart city, cidades alegres para viver, livres de congestionamentos.

Lisboa destaca-se por preencher os requisitos que a Marca considera alvo de intervenção, sendo exemplo a elevada densidade de viaturas, ruas estreitas e sinuosas, estacionamento escasso e apertado e uma crescente regulamentação ambiental, que afeta essencialmente os veículos mais poluentes.

S√£o estes os principais crit√©rios de sele√ß√£o que a smart considera que definem uma cidade como ‚Äúsmart city‚ÄĚ, tal como Roma, Barcelona, Berlim, S√£o Francisco, cidade do M√©xico ou Pequim, cidades com cariz hist√≥rico e com grande crescimento na √°rea do turismo e demogr√°fico.

O desafio passa por encontrar solu√ß√Ķes vi√°veis que permitam aos habitantes, continuar a viver em alegria mantendo um dos aspetos mais importantes para os cidad√£os, a mobilidade.

Sob o mote, ‚Äúa smart ama Lisboa‚ÄĚ (smart loves Lisboa), a Marca de Estugarda pretende dinamizar a cidade atrav√©s de v√°rias a√ß√Ķes que come√ßam j√° em setembro e que se prolongam no pr√≥ximo ano, demonstrando sempre a mais-valia do uso da smart dentro dos centros urbanos.

Temas como a economia de combust√≠vel, atrav√©s de autom√≥veis altamente eficientes e com baixas emiss√Ķes poluentes, mobilidade alternativa atrav√©s de ve√≠culos el√©tricos ou novas propostas de mobilidade urbana, como o car sharing, e acima de tudo a facilidade de estacionar, est√£o entre as caracter√≠sticas que definem a smart e que Lisboa precisa para o seu futuro.

No projeto smart loves Lisboa est√£o integrados eventos e a√ß√Ķes de sensibiliza√ß√£o que ir√£o trazer anima√ß√£o √† cidade de Lisboa. Desde concertos, corridas de carrinhos de rolamentos e exposi√ß√Ķes em v√°rios pontos de Lisboa, passando ainda por a√ß√Ķes de comunica√ß√£o in√©ditas na cidade, a smart vai demonstrar todo o seu empenho na resolu√ß√£o de alguns dos problemas que a cidade enfrenta atualmente. Porque o objetivo da smart √© proporcionar mais espa√ßo na cidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.