Home » Música & Eventos » FestivaisM » LISBOA SOA no Jardim da Tapada das Necessidades
LISBOA SOA no Jardim da Tapada das Necessidades
LISBOA SOA no Jardim da Tapada das Necessidades

LISBOA SOA no Jardim da Tapada das Necessidades

A 1ª edição do LISBOA SOA, o encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva, acontece de 1 a 4 de Setembro, no Jardim da Tapada das Necessidades, com uma proposta inédita, “escutar o mundo à nossa volta, tornando-o mais sustentável através da arte, da reflexão e do debate”.

Durante quatro dias, aquele espaço único da capital vai ser o palco para fruição de algumas das mais originais obras sonoras de alguns dos mais originais questionadores artistas da actualidade, como é o caso de Marco Barotti que apresenta, pela primeira vez em Portugal, “Swans”, peça feita de antenas parabólicas que flutuam num lago transformando-se num pequeno bando de cisnes em movimento e em linha com a música, o vento e a água.

Em conjunto com os altifalantes instalados, a ideia é provocar no espectador uma sensação de tempo familiar, ainda que peculiar, questionando o poder dos media mainstream.

O português João Bento propõe uma viagem sonora ao interior do Jardim dos Cactos, explorando as suas características sonoras como se os habitássemos e escutássemos. Rudolfo Quintas propõe ver e experienciar “Becoming” da dupla @C; “Insono, O Ouvido Secreto das Plantas” da Sonoscopia ou “Inhabited Soundscapes”.

As performances e concertos são também parte essencial do programa e pretendem partir do diálogo com o espaço. Na Estufa Circular, poderá assistir-se à apresentação ao vivo, em formato trio, do design sonoro minimalista e multi-sensorial da aclamada artista Camille Norment, ouvir os sons terrenos mas etéreos do veterano japonês Akio Suzuki ou as deambulações electrónicas do português Rafael Toral.

Maile Colbert e Rui Costa sugerem o passeio sonoro “Park Past” para famílias dos 0 aos 80 com a premissa de discutir a importância do som e da escuta e de expressar os sons que ouvimos de forma criativa. “Uma Orelha no Jardim” é o workshop construído por Carlos Santos que através de um conjunto de exercícios que envolvem a escuta, a gravação e a componente plástica pretendem levar à descoberta de como descobrimos os lugares através do som.

Estas são apenas algumas das razões que fazem do Lisboa Soa um momento ímpar na cidade de Lisboa, uma ideia e criação da investigadora Raquel Castro, profissional há muito dedicada ao estudo do som como parte essencial da identidade dos locais, realizadora do documentário “SoundWalkers”.

A proposta é, através da arte e da escuta, parar no tempo, suspender a atenção e ver com os ouvidos. Escutaremos atentamente as plantas, os lagos, os pássaros e toda a envolvência do jardim, como a omnipresente Ponte 25 de Abril ou os barcos que passam no Tejo.

De 1 a 4 de Setembro de 2016, no Jardim da Tapada das Necessidades, LISBOA SOA, o encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva, é uma co-produção EGEAC e PRODUTORES ASSOCIADOS, inserido na programação do Lisboa na Rua 2016.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA “LISBOA SOA”

1 SET // QUINTA

17h – 20h – Instalações no Jardim
19h – Allard van Hoorn (Performance) + info
20h – Akio Suzuki (Performance) + info

2 SET // SEXTA

10h – 20h – Instalações no Jardim
19h30 Camille Norment Trio (Concerto) + info

3 SET // SÁBADO

10h – 20h – Instalações no Jardim
14h30 – “Uma Orelha no Jardim” com Carlos Santos (Workshop) + info
19h – Rafael Toral (Concerto) + info
20h – Phonopticon (Concerto) + info

4 SET // DOMINGO

10h – 20h – Instalações no Jardim
11h – 12h – “Park Past” com Maile Colbert e Rui Costa (Passeio Sonoro) + info
18h45 – Darkless de Rudolfo Quintas (Escultura Sonora e Performance) + info
19h – “A que deve soar a cidade sustentável e acessível para todos?” – Mesa redonda com…

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.