Home » Ciência & Tecno » Lisbon Mini Maker Faire no Pavilhão do Conhecimento!

Lisbon Mini Maker Faire no Pavilhão do Conhecimento!

Abre esta sexta feira ao público no Pavilhão do Conhecimento ao Parque das Nações a 1ª edição da Lisbon Mini Maker Faire, a mais conceituada feira de invenções e criatividade dedicada a makers, uma iniciativa do SAPO, da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Lisboa que trazem até Lisboa, a maior montra de criatividade e inovação, evento que já conta com centenas de edições em todo o mundo.

O evento, com entrada livre, realiza-se pela primeira vez no nosso país, tem como objetivo fomentar makers, entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos, com uma vertente prática, promovendo um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação.

Os makers são entusiastas de DIY/DIT do it yourself/do it together, com interesse ativo na partilha de conhecimento e informação, construindo algo que precisam ou que apreciam e aprendendo com essa experiência.

De um total de mais de 110 candidaturas, estão presentes 75 projetos selecionados e 15 projetos convidados, um número que reflete a enorme adesão por parte da comunidade maker, um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação a todos os interessados em criatividade, invenção e inovação.

Foram realizadas até ao momento cerca de 5000 inscrições de visitantes, os quais podem ao longo dos três dias ver em exposição todos os projetos selecionados e ainda assistir a palestras e workshops, com diversas iniciativas e atividades relacionadas com inovação, internet e tecnologia.

Todos os interessados podem inscrever-se em http://makerfairelisbon.com/pt/. A Lisbon Mini Maker Faire decorre entre 19 a 21 de setembro, sendo a entrada do primeiro dia apenas para makers. Nos dias 20 e 21 encontra-se aberta a toda a família.

A Maker Faire original foi organizada em San Mateo na Califórnia e em 2014 celebrou o seu nono evento anual com mais de 1000 makers e 120.000 visitantes. A primeira White House Maker Faire realizou-se em junho, na Casa Branca em Washington, e contou com a presença do Presidente dos EUA – Barack Obama. Na ocasião Barack Obama sublinhou a importância do conceito “faça você mesmo” indicando ser este o caminho e que esses projetos são exemplos de uma revolução que está a acontecer na indústria americana, que permite na próxima década a criação de mais indústrias e maior empregabilidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.