Home » Cultura » ExposiçÔes* » LUÍS ATHOUGUIA expĂ”e “VisĂ”es PretĂ©ritas” no Porto
LUÍS ATHOUGUIA expĂ”e "VisĂ”es PretĂ©ritas" no Porto
LUÍS ATHOUGUIA expĂ”e "VisĂ”es PretĂ©ritas" no Porto

LUÍS ATHOUGUIA expĂ”e “VisĂ”es PretĂ©ritas” no Porto

LUÍS ATHOUGUIA expĂ”e “VisĂ”es PretĂ©ritas” na Galeria da Ordem dos MĂ©dicos – Secção Regional do Norte, exposição que Ă© inaugurada no prĂłximo dia 3 de Março Ă s 21h00.

O que disse JoĂŁo AnĂ­bal Henriques:

NĂŁo existem meias-palavras na obra de LuĂ­s Athouguia. Nem palavras sequer. As linhas e as cores, transfiguradas em painĂ©is que nĂŁo esbatem o universo maravilhoso em que estamos mas que aguçam os pensamentos perdidos no meio dos nossos sonhos, sĂŁo pontes efectivas que nos transportam atĂ© Ă  verdadeira eternidade. NĂŁo aquela eternidade ilusĂłria em que o fim nĂŁo existe e em que os tempos se vĂŁo esticando atĂ© mais nĂŁo
 ele vai ao princĂ­pio, Ă  matĂ©ria primordial, e Ă© ali, naquele cadinho da alma, que encontra a verdade suprema e a totalidade do que nĂŁo pode ser concebido


É preciso coragem para literalmente podermos mergulhar na obra dele. É fundamental que o façamos num estado de liberdade absoluto que geralmente sĂł encontramos quando conciliamos o sono com o sonho e nos libertamos das amarras do real. SĂł assim podemos conceber e sentir os universos alternativos que os seus quadros nos trazem. É com essa forma subliminar, livres e atrozmente perdidos, que podemos conceber os caminhos novos que a sua obra nos propĂ”e.

É isso que nos oferece Luís Athouguia. A eternidade de onde viemos, onde estamos e onde ficaremos sempre. Mesmo que sejamos incapazes de o perceber!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.