Home » Saúde » Lusíadas inaugura Centro de Tratamento da Obesidade
Lusíadas inaugura Centro de Tratamento da Obesidade

Lusíadas inaugura Centro de Tratamento da Obesidade

O novo Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade de Lisboa do grupo Lusíadas Saúde, já está em funcionamento. Localizado no Hospital Lusíadas Amadora, o novo espaço, com infraestruturas renovadas e ampliadas, conta com equipamentos de última geração e uma vasta equipa de profissionais de saúde, preparados para uma abordagem multidisciplinar e individualizada.

O reforço do investimento no Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (CMTO) permite à Lusíadas Saúde aumentar e melhorar, na área metropolitana de Lisboa, a sua capacidade de resposta na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das patologias de grande incidência na população nacional.

Em maio, no European Regional Obesity Report 2022, a Organização Mundial de Saúde revelou que cerca de uma em cada três crianças portuguesas e 57,5% dos adultos vivem com excesso de peso ou obesidade em Portugal (63,1% dos homens e 52% das mulheres). Na Europa, a obesidade e o excesso de peso têm uma dimensão de epidemia, agravada pela pandemia Covid-19.

O CMTO está preparado para disponibilizar os planos terapêuticos mais indicados às necessidades e interesses de cada Cliente, entre os quais se destacam, por exemplo: terapêutica comportamental conservadora (nutrição, psicologia e fisioterapia); terapêutica farmacológica com intervenção comportamental (nutrição, psicologia e fisioterapia, endocrinologia/medicina interna); terapêuticas endoscópicas (balão intragástrico e gastroplastia endoscópica/”endosleeve”); terapêutica cirúrgica com intervenção da equipa multidisciplinar completa (nutrição, psicologia, endocrinologia/medicina, fisioterapia, enfermagem, anestesia, cirurgia); e cirurgia revisional.
Todos os procedimentos são realizados com recurso a cirurgia minimamente invasiva, através de abordagem laparoscópica, com redução da dor e dos cuidados pós-cirúrgicos, além do benefício estético.

“O Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade iniciou a sua atividade há mais de 13 anos. O nosso trabalho tem sido pautado pela obtenção de resultados totalmente alinhados com os maiores centros de referência mundiais. Segundo a OMS, Portugal não está na lista dos países europeus com os indicadores de excesso de peso ou obesidade mais elevados, mas ainda assim continua a ter valores muito preocupantes. Este retrato, a par com a procura que registamos no Hospital Lusíadas Amadora, mais do que justificam o reforço do nosso investimento nesta especialidade.”, explica André Pinto, CEO do Hospital Lusíadas Amadora.

Priorizando esta área e apostando na formação contínua, o centro responsável pelo ensino e investigação do Grupo, Lusíadas Knowledge Center, organizou e promoveu o IV Congresso Internacional de Cirurgia Metabólica Lusíadas no Hospital Lusíadas Amadora. O momento de formação e de inauguração do CMTO juntou referências internacionais como Mario Musella, Francesco Greco, Haris Khwaja, Nasser Sakran, Sjaak Pouwels e Ramon Vilallonga.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.