Home » Desporto » Competições » Mafalda Lopes foi 9ª no mundial de SURF no Taiwan
Mafalda Lopes foi 9ª no mundial de SURF no Taiwan
Mafalda Lopes foi 9ª no mundial de SURF no Taiwan

Mafalda Lopes foi 9ª no mundial de SURF no Taiwan

A campeã europeia júnior de Surf em título, Mafalda Lopes, classificou-se na madrugada de quarta-feira, na 9.ª posição do Mundial de Juniores da WSL, prova que se está a disputar em Jizun Harbor, Taiwan, depois de ter falhado por muito pouco o acesso aos quartos-de-final da competição.

A jovem surfista portuguesa, de 18 anos, que chegou a Taiwan com o estatuto de campeã europeia júnior, estreou-se apenas esta quarta-feira na prova, tendo de disputar três heats ao longo do dia, acabando por ser eliminada no terceiro, por muito pouco.

Na ronda inaugural a surfista da Costa de Caparica terminou na última posição do heat 5, em virtude de uma interferência sobre a peruana Sol Aguirre. A japonesa Sara Wakita acabou por vencer a bateria, com 10,33 pontos, enquanto Aguirre (8,50) e Mafalda (4,33) foram atiradas para a repescagem.

No entanto, a surfista portuguesa redimiu-se na repescagem, eliminando a indonésia Kalani Johnson, num heat em que não deu qualquer hipótese à adversária, somando 12,83 pontos contra apenas 5,73 pontos da asiática. Dessa forma, Mafalda garantiu a passagem à 3.ª ronda, onde já só restavam em prova as 12 melhores surfistas.

Com a prova a avançar a bom ritmo, a organização decidiu colocar na água também os quatro heats da 3.ª ronda, com Mafalda a competir no terceiro, novamente frente à peruana Sol Aguirre e também frente à norte-americana Alyssa Spencer, que acabaria por vencer a disputa com relativa facilidade, depois de amealhar 14,33 pontos em 20 possíveis.

A disputa pela outra vaga nos quartos-de-final ficou assim entre a peruana e a portuguesa, num duelo muito equilibrado. Apesar de ter uma onda melhor do que a adversária, com 5,83 pontos, faltou uma segunda onda forte a Mafalda, que acabou por dizer adeus à prova por apenas 0,44 pontos – caso tivesse avançado para os quartos-de-final, Mafalda Lopes iria enfrentar a japonesa Sara Wakita na luta pelas meias-finais.

Mafalda despediu-se, assim, deste importante Mundial de Juniores da WSL no 9.º posto final, igualando a prestação conseguida por Teresa Bonvalot em 2017, no último ano em que Portugal havia sido representado nesta prova. Antes disso, em 2015, Teresa já tinha conseguido o melhor registo de uma surfista portuguesa nesta prova, com um 3.º posto final. Na prova masculina, Portugal não tem qualquer surfista em prova.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.