Home » Economia » Internet » Maior segurança nos pagamentos online a partir de 2021
Maior segurança nos pagamentos online a partir de 2021
Segurança reforçada nos pagamentos online a partir de 2021

Maior segurança nos pagamentos online a partir de 2021

O Banco de Portugal recomenda aos consumidores atualização dos contactos nos bancos, até ao final de agosto. Está prevista a implementação de um sistema de “Autenticação forte” a partir de 2021, medida que pretende garantir ao consumidor, maior segurança nos pagamentos online.

A partir de janeiro de 2021, as compras online com cartão de crédito ou de débito, vão passar a exigir um elemento extra de segurança. Para este efeito, o Banco de Portugal (BdP) recomenda a atualização dos contactos nas diferentes instituições bancárias até ao fim de agosto. O consumidor corre o risco de, após a implementação desta tecnologia, não conseguir realizar pagamentos eletrónicos com o cartão, por não receber o referido código por SMS.

“É preciso mitigar as fraudes e as burlas no mundo online, e é neste sentido que os procedimentos de segurança, no âmbito das transações, vão ser reforçados.

À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada “autenticação forte”, ou seja, para confirmar o pagamento o consumidor, para além dos dados do cartão, deparar-se-á com outros elementos extra de segurança, como por exemplo, uma password, uma impressão digital, se usar o smartphone ou o tablet ou um código enviado por SMS.

“É importante que os contactos associados às contas bancárias estejam atualizados”, alerta o Portal da Queixa que entre janeiro e julho de 2020, recebeu mais de 9 mil reclamações relacionadas com o comércio eletrónico, um disparo de 213%, face ao período homólogo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.