Home » Saúde » Mais de 3 milhões de portugueses com esteatose hepática
Mais de 3 milhões de portugueses com esteatose hepática

Mais de 3 milhões de portugueses com esteatose hepática

O Médicos alertam para a importância de uma dieta equilibrada na prevenção do fígado gordo durante época natalícia. A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) alerta para a importância de adotar uma alimentação saudável e equilibrada, como forma de prevenção do excesso de peso e da esteatose hepática, mais conhecida como fígado gordo.

Durante a época festiva, o objetivo é relembrar a população de que devem ter cuidado com os habituais excessos, optando por alimentos livres de gorduras saturadas, sal, açúcares, entre outros, como forma de prevenção da doença.

“Pretendemos alertar a população para a existência do fígado gordo, aproveitando esta época festiva para reforçar que a melhor prenda que podemos ter é a nossa saúde. Por isso, adote uma dieta equilibrada, evite refeições abundantes em gorduras saturadas, hidratos de carbono refinados, privilegie os legumes, o consumo de peixe e mantenha-se hidratado bebendo muita água”, afirma José Presa, presidente da APEF.

E reforça: “Cerca de um terço dos portugueses tem fígado gordo. Como causas temos de destacar a sua relação direta com os excessos e tipo da alimentação moderna e o estilo de vida sedentário. Esta doença está intimamente ligada ao excesso de peso, diabetes e ao aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos). Outra causa, não menos importante, é o consumo excessivo de álcool.

O fígado gordo resulta da acumulação de gordura nas células do fígado, resultante da sua ingestão em excesso, de modo que o organismo não a consiga processar. Considera-se que o fígado é gordo quando a gordura corresponde entre 5 a 10 por cento da massa do fígado. Pode ser uma situação simples, que não cause grande dano, ou, pelo contrário, pode evoluir para inflamação deste órgão, e levar ao comprometimento da sua função e a doenças graves, como cirrose hepática ou cancro do fígado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.