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Queixas dirigidas ao Ministério da Educação

Mais queixas dirigidas ao Ministério da Educação

Centenas de pais e encarregados de educação estão a reportar vários problemas relacionados com as plataformas MEGA РManuais Escolares e com o Portal das Matrículas.

Desde o in√≠cio do ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 200 reclama√ß√Ķes dirigidas ao Minist√©rio da Educa√ß√£o. Dificuldades com os vouchers (acesso, atribui√ß√£o e valida√ß√£o) e alunos sem vagas nas escolas eleitas s√£o as principais queixas.

Às portas de um novo ano letivo, uma análise do Portal da Queixa conclui que os problemas registados com as plataformas do Ministério da Educação РMEGA (Manuais Escolares Gratuitos) e Portal das Matrículas Рcontinuam a verificar-se todos os anos, levando vários pais e encarregados de educação a manifestar a sua insatisfação e a apresentar reclamação.

Segundo os dados do Portal da Queixa, do dia 01 de janeiro at√© ao dia 16 de agosto, o Minist√©rio da Educa√ß√£o recebeu um total de 208 queixas. Destas, destacam-se 63 relativas a problemas com o Portal das Matr√≠culas e 42 queixas referentes a dificuldades sentidas com a plataforma MEGA. Esta √ļltima, a registar um aumento na ordem dos 20% do n√ļmero de reclama√ß√Ķes registadas entre julho e agosto de 2022, face ao mesmo per√≠odo hom√≥logo.

Entre os principais motivos reportados por pais e encarregados de educação referentes à plataforma MEGA, 41% refere problemas com a atribuição e/ou validação dos vouchers; 37% aponta problemas de acesso à plataforma ou validação dos dados para obtenção dos vouchers e 17% menciona dificuldades no suporte ao utilizador, apoio e assistência técnica.

Relativamente ao Portal das Matr√≠culas, este acolhe 38% das reclama√ß√Ķes, sendo que, o principal motivo de queixa √© a n√£o atribui√ß√£o de coloca√ß√£o na escola eleita, ou seja, a falta de vaga para o aluno.

Nuno Santos é um dos encarregados de educação que denuncia a falta de vaga para o filho no ensino pré-escolar. Foi inscrito em duas escolas e não obteve colocação em nenhuma.

‚ÄúVenho atrav√©s deste portal expressar a minha revolta por falta de coloca√ß√£o na escola de √°rea de resid√™ncia da minha filha, j√° pela segunda vez.‚ÄĚ, relata tamb√©m Carolina Queir√≥s na reclama√ß√£o registada no Portal da Queixa.

Dalila Encarnação queixa-se do mesmo problema: falta de vaga nas três escolas do pré-escolar que elegeu.

Das reclama√ß√Ķes contra a plataforma MEGA, h√° casos de problemas associados √† atribui√ß√£o e emiss√£o dos vouchers. √Č o caso de Maria Borges que se queixa ainda da falta de apoio da plataforma.

Há ainda quem tenha feito o registo e não tenha recibo a validação dos vouchers. Também existem casos em que, depois de receberem o voucher, este é anulado.

Pais e encarregados de educa√ß√£o deparam-se ainda com a impossibilidade de contacto para esclarecimentos e resolu√ß√£o dos seus problemas. √Č o caso de Cl√°udia Batista: ‚ÄúEstou desde as 09H00, a tentar contactar a plataforma, para altera√ß√£o do meu email. Acho uma falta de respeito, porque s√£o 16:23 e j√° liguei umas 60 vezes.‚ÄĚ

No Portal da Queixa, a p√°gina do Minist√©rio da Educa√ß√£o apresenta uma taxa de resposta de 58,3% e uma taxa de solu√ß√£o de apenas 47,3%, deixando os consumidores, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta. O √ćndice de Satisfa√ß√£o do ME est√° pontuado em 48.6 (em 100).

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