Home » Cultura » Exposições* » Manuela Bento expõe no Convento de Santa Clara a Velha

Manuela Bento expõe no Convento de Santa Clara a Velha

A artista plástica Manuela Bento, expõe no Mosteiro de Santa Clara a Velha, em Coimbra, uma peça cujo processo de criação foi inspirado em Santa Isabel, a Padroeira da Cidade de Coimbra.

A apresentação e inauguração da exposição desta peça criada pela artista Coimbrã, tem lugar naquele Mosteiro, no próximo dia 23 de Junho pelas 17H00, num evento que conta com a participação do Coro Carlos Seixas.

Esta obra coliga a magnitude de Santa Isabel que desde o seu nascimento, a quem foi atribuído o Poder Sagrado da concórdia, da pacificação e da fraternidade com a mais bela -” Rosa de Aragão”- representada nesta peça pelas rosas que configuram o seu milagre mais conhecido.

A peça transporta-nos de, 11 Fevereiro de 1281, data de nascimento da nossa Rainha Santa Isabel, para a modernidade, através dos seus milagres, curas e muitos outros feitos.

A pedra da base, evoca a construção da magnífica obra do Mosteiro de Santa Clara -a -Velha, que em 1314 a Rainha Santa Isabel, volta a habitar com as Freiras Clarissas de Coimbra.

A coroa de aço simboliza um prelúdio espiritual de simplicidade e pobreza voluntária da Rainha Santa, gera um sentimento de simpatia através da sua bondade e generosidade para com os que nada tinham, além do seu afeto.

A obra é encimada numa Flor de Liz que representa o Seu poder de soberania e lealdade.

A Rainha Santa Isabel era dotada de uma grande lucidez e perspicácia, quer a nível social e pessoal, quer a politico ou religioso que lhe permitiu intervir de forma astuta, no tabuleiro do poder, em plena idade média.

A exposição tem como marca a presença desta Forte Figura, assim como, transmitir um vigoroso simbolismo através dos elementos evocativos.

A exposição estará patente ao público, até ao final do mês de setembro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.