Home » Sociedade » Festas Populares » Marchas Populares de Quarteira no Santódromo
Marchas Populares de Quarteira no Santódromo

Marchas Populares de Quarteira no Santódromo

O Passeio das Dunas, o novo Santódromo de Quarteira, vai ser o palco do desfile das Marchas Populares, nos dias 12, 23 e 28 de junho, evento que não se realizava desde 2019.

Depois de vários anos a marchar no “Calçadão”, desta vez o Passeio das Dunas, o prolongamento desse passeio marginal para o lado de Vilamoura, inaugurado em 2016, e que é cada vez mais centro de grandes eventos (foi aqui que no fim de semana passado decorreu os Petiscos do Pescador), será também o cenário deste desfile.

Esta alteração nasce de uma vontade conjunta das organizações das marchas, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, no sentido de dar melhores condições tanto aos marchantes para mostrarem toda a qualidade artística, mas também aos visitantes que, a cada ano que passa, acorrem em maior número ao desfile, pelo que o Passeio das Dunas terá capacidade para receber um maior número de pessoas.

O espaço estará engalanado para receber as sete marchas que participam este ano e que vão estar no novo “santódromo” nas três noites – As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Gago Coutinho, a Rua Poeta Pardal, a Fundação António Aleixo, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro.

Tal como acontece noutras localidades piscatórias portuguesas, nas noites de Stº António, S. João e S. Pedro as ruas de Quarteira enchem-se de cor, música, dança e alegria durante o mês de Junho. O ponto alto das celebrações é o desfile das marchas que representam as ruas da cidade, envolvendo centenas de marchantes trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

Para além do desfile, a gastronomia – as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto – e os arrais constituem razões mais do que suficientes para que milhares de pessoas visitem Quarteira nestes dias. Mas a tradição manda ainda que se saltem as fogueiras e se queime alcachofra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.