Site icon Ipressjournal

Maria Forjaz expõe “ILHÉUS” em Évora

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, expõe partir do dia 19 de setembro, "Ilhéus de Moira Forjaz", uma série de retratos fotográficos de habitantes da Ilha de Moçambique, os grandes protagonistas desta exposição.

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, expõe partir do dia 19 de setembro, “Ilhéus de Moira Forjaz”, uma série de retratos fotográficos de habitantes da Ilha de Moçambique, os grandes protagonistas desta exposição.

Nesta exposição, Moira Forjaz exprime o seu interesse em capturar a essência e a vida do sujeito retratado, os seus sonhos, frustrações, deceções e satisfações. Ilhéus presta homenagem às pessoas especiais, vibrantes, interessantes e doces da Ilha de Moçambique, convidando os eborenses a estabelecer um diálogo com estas, mediado pela cor, pela luz e pela sombra que dominam os retratos.

“A artista não está à procura de uma bela fotografia, não está presa à construção mental que induz a observar o sujeito de um ponto de vista principalmente estético. A intenção de Moira é, ao invés, capturar o espírito do sujeito. E o espírito é a própria vida e a sua dignidade. O percurso fotográfico de Moira é uma caminhada constante para encontrar o significado mais recôndito da existência humana”, afirma a curadora, Paola Rolletta.

Esta viagem à Ilha de Moçambique, que se virtualiza agora na Sala Rostrum no piso 0 do Centro de Arte e Cultura, é também uma forma de promover a proximidade de dois territórios com História e Património comuns, o que é particularmente relevante no atual contexto pandémico, em que se alargaram distâncias e tornou-se longínquo o que já era longe.

A entrada no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é gratuita e o horário de funcionamento é compreendido entre as 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 18h00, de terça-feira a domingo. É também possível fazer visitas guiadas em grupos entre cinco a dez pessoas, mediante inscrição prévia, através do e-mail servicoeducativo@fea.pt ou do contacto telefónico 266 748 350.

Partilhe:
Exit mobile version