Site icon Ipressjournal

Matemático da Univ. de Coimbra recebe prémio Lagrange

Luís Nunes Vicente, professor catedrático no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), acaba de receber o Prémio Lagrange, atribuído conjuntamente por duas destacadas sociedades científicas internacionais, a SIAM – Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial e a MOS – Sociedade de Optimização Matemática.

O Prémio Lagrange é atribuído, de três em três anos, desde 2003, a «trabalhos fora de série na área da Otimização Contínua, que se distingam pela sua qualidade matemática e originalidade».

Em 2015 o prémio foi concedido pelo livro “Introduction to Derivative-Free Optimization”, publicado em 2009 por Nunes Vicente e dois coautores, Andrew R. Conn (IBM Research) e Katya Scheinberg (Universidade de Lehigh).

O prémio foi entregue, no passado domingo (12) na cerimónia de abertura do vigésimo segundo Simpósio Internacional de Programação Matemática, perante mil e quinhentos congressistas.

Joseph-Louis Lagrange foi um dos matemáticos mais influentes do século XVIII. São vários os resultados matemáticos ainda hoje conhecidos pelo seu nome, do teorema do valor médio ao método dos multiplicadores, este último muito utilizado precisamente em Optimização Contínua.

Partilhe:
Exit mobile version