Home » Economia » Iniciativas » Matosinhos implementa solu√ß√£o de ilumina√ß√£o inteligente
Matosinhos implementa solução de iluminação inteligente

Matosinhos implementa solução de iluminação inteligente

A C√Ęmara Municipal de Matosinhos e a Signify ex Philips Lighting, anunciaram na ter√ßa feira, a implementa√ß√£o de um sistema de ilumina√ß√£o inteligente na Rua Brito Capelo, durante a semana da mobilidade europeia. As novas lumin√°rias v√£o proporcionar uma significativa melhoria da ilumina√ß√£o e maior economia, nesta rua, gra√ßas √† solu√ß√£o Interact City.

O sistema Interact City permite integrar sensores externos para gestão da iluminação, melhorando o armazenamento e o processamento de dados. O Living Lab Matosinhos irá combinar 24 catenárias (Digistreet) geridas pela solução Interact City, que incluem sensores de deteção de presença Wattstopper e 100 luminárias viárias (Digistreet), também incluídas na plataforma. Algumas dessas luminárias serão equipadas com sensores de qualidade de ar da SpaceLayer, uma startup portuguesa sediada em Coimbra.

A nova ilumina√ß√£o vai refor√ßar a redu√ß√£o das emiss√Ķes de carbono na cidade, alinhando-se com os compromissos municipais, uma aposta na inova√ß√£o da Signify em tecnologias LED energeticamente eficientes e na lideran√ßa, proporcionando ilumina√ß√£o para a Internet das Coisas.

Outro destaque da a√ß√£o do Living Lab Matosinhos est√° patente na melhoria da intelig√™ncia, seguran√ßa e efici√™ncia energ√©tica naquela rua, gra√ßas √† nova ilumina√ß√£o conectada. Sensores de dete√ß√£o de presen√ßa v√£o permitir o ajustamento da emiss√£o de luz dependendo da presen√ßa humana na rua pedonal, resultando em poupan√ßa de custos e redu√ß√£o da emiss√£o de CO2. Adicionalmente, o sensor de qualidade do ar fornecer√° informa√ß√Ķes relativas √† polui√ß√£o e a outras vari√°veis ambientais. Toda esta informa√ß√£o ser√° gerida e armazenada numa s√≥ plataforma, tornando mais f√°cil o processo de decis√£o para os munic√≠pios.

O Living Lab de Matosinhos pretende ser um espa√ßo de teste, experimenta√ß√£o, demonstra√ß√£o e apropria√ß√£o, em contexto real, de solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas, organizacionais e sociais integradas na interse√ß√£o entre mobilidade, energia, ambiente, edif√≠cios e conectividade orientadas para a descarboniza√ß√£o da cidade.

A Signify um dos parceiros tecnológicos desta iniciativa, é a nova designação da Philips Lighting, desde 16 de maio de 2018. A designação legal será alterada para Signify em Portugal no início de 2019.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.