Home » Atualidade » Nacional » Médicos apoiam equipas de ajuda aos sem abrigo
Médicos apoiam equipas de ajuda aos sem abrigo
Médicos apoiam equipas de ajuda aos sem abrigo

Médicos apoiam equipas de ajuda aos sem abrigo

As equipas de apoio à população sem abrigo, vão contar com o apoio de médicos voluntários que se disponibilizaram para ajudar, em resposta ao apelo lançado por Miguel Guimarães, o bastonário da ordem dos médicos (OM).

Segundo a Lusa, “foram mais de 100 os médicos que se voluntariaram para dar apoio às equipas de acompanham a população sem-abrigo, quando enfrentamos a pandemia de covid-19, respondendo a um apelo do bastonário, anunciou a Ordem dos Médicos (OM).

“As esquipas que estão todo o ano no terreno a apoiar os sem-abrigo estão também elas a ser afetadas pela pandemia que estamos a viver, com alguns dos voluntários a precisar de ficar em isolamento”, explica o bastonário, Miguel Guimarães, em comunicado.

A OM explica que, para dar resposta a uma solicitação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, o bastonário decidiu lançar mais um apelo “ao espírito humanista e solidário que tem definido os médicos portugueses”, pedindo colegas voluntários para darem apoio telefónico às equipas de rua que acompanham os sem-abrigo.

“Nesta altura torna-se também mais importante conseguir dar no momento o melhor acompanhamento clínico possível, dados os riscos acrescidos de contágio para quem recorra a uma unidade hospitalar”, explica Miguel Guimarães.

O bastonário diz também que os médicos vão esclarecer dúvidas através do telefone a estas equipas, estejam ou não relacionadas com a Covid-19”.

“Todas as estruturas telefónicas, como o SNS24 e a Linha de Apoio ao Médico, estão sobrecarregadas, e com este apoio especializado queremos garantir uma resposta ágil e com qualidade”, reforça o bastonário da Ordem dos Médicos.

Fonte: Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.