Home » Saúde » Médicos debatem a patologia da coluna vertebral

Médicos debatem a patologia da coluna vertebral

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai realizar no próximo dia 20 de março, pelas 09h00, mais uma reunião no âmbito do seu Programa de Educação e Atualização em Patologia da Coluna, em formato online.

A iniciativa terá como tema o Trauma da Charneira Occipito-Cervical e será coordenada pela neurocirurgia, Carla Reizinho.

“Em 2020 o resultado das reuniões virtuais foi muito positivo. Desta forma, decidimos dar continuidade ao Programa, em 2021, indo ao encontro do objetivo da SPPCV de se posicionar como uma entidade promotora da educação e atualização contínua dos médicos, no que toca aos conhecimentos específicos em patologia da coluna e sua prevenção, diagnóstico e tratamento”, avança Nuno Neves, ortopedista e presidente da SPPCV.

Dirigida a médicos, esta reunião permite que exista “troca de ideias e de conhecimento científico entre especialistas da área, por meio de sessões sobre o tema Trauma da Charneira Occipito-Cervical, abordando os conceitos recentes no trauma da coluna crânio-cervical; as técnicas cirúrgicas; e a prevenção e tratamento de complicações”, acrescenta.

As lesões traumáticas da região mais alta da coluna cervical (charneira crânio-cervical) são menos frequentes do que as fraturas noutras regiões da coluna. O seu diagnóstico atempado é importante, por forma a evitar complicações como a dor cervical, as deformidades da coluna ou os defeitos neurológicos potencialmente graves.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.