Home » Cultura » Exposições* » Meet Vincent van Gogh abre portas a 28 de Fevereiro
Meet Vincent van Gogh abre portas a 28 de Fevereiro
Meet Vincent van Gogh abre portas a 28 de Fevereiro

Meet Vincent van Gogh abre portas a 28 de Fevereiro

Meet Vincent van Gogh

Meet Vincent van Gogh no Terreiro das Missas em Belém

A exposição oficial do Museu Van Gogh, a história do homem por trás do artista e da sua obra, abre portas no próximo dia 28 de Fevereiro, no Terreiro das Missas, em Belém, uma experiência que acontece pela primeira vez em Portugal.

A Experiência conta já com inúmeras famílias e visitantes que reservaram o seu bilhete, destacando-se as mais de 6.000 crianças de cerca de 100 escolas de Norte a Sul de Portugal já confirmadas para os primeiros dias.

Resultado de uma parceria entre o Museu Van Gogh e a UAU, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, Lisboa recebe uma viagem única, imersiva e multissensorial através da história de um dos mais famosos pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh. Depois de conquistar mais de dois milhões de pessoas noutros países, Meet Vincent van Gogh dá a conhecer a obra e a vida do artista às famílias portuguesas e todos os visitantes da capital.

Esta experiência conta com o importante patrocínio principal da Associação Mutualista Montepio e, nas palavras de Rita Pinho Branco, diretora de comunicação e marketing, “constitui uma oportunidade da maior relevância para o cumprimento do objetivo que traçámos de aproximação das pessoas à arte. Enquanto maior associação mutualista do país, assumimo-nos fortemente empenhados no apoio à cultura, na divulgação das diferentes expressões artísticas e na geração de respostas sempre orientadas aos interesses das pessoas. Por isso mesmo, no ano em celebramos 180 anos de existência, entendemos estarem reunidas condições ideais para a concretização de uma experiência cultural tecnologicamente inovadora e que, estamos seguros, garantirá um espetáculo visual e sonoro singular e do maior interesse na descoberta da vida e obra de uma das figuras mais relevantes da história da arte ocidental”.

Mais que uma exposição premiada, é uma viagem pela vida de Van Gogh, pelos seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação. Please, do Touch!

EXPERIMENTAR, DESCOBRIR E FAZER!

Ao longo do percurso são recriados os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospital de Saint-Rémy onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, que através de diversas projecções, filmes e fotografias permitem o aprofundamento do conhecimento da vida de Van Gogh. Existem, neste sentido, diversos pontos interactivos que desafiam o visitante a testar as suas capacidades artísticas aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor.

Tecnologicamente inovadora, a experiência Meet Vincent van Gogh tem também diversas estações multimédia onde é possível recriar o estilo das pinceladas de Van Gogh, “restaurar” os seus quadros, estudar a ciência por trás das obras de arte, tornando-se quase um curador de museu, ou descobrir a influência que a obra deste artista tem ainda na actualidade.

Para toda a família, esta experiência disponibiliza a cada visitante áudio-guias gratuitos, em versão infantil e adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que o pintor manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.