Home » Atualidade » Nacional » Meninas de Odivelas em manifestação na terça feira

Meninas de Odivelas em manifestação na terça feira

A propósito da anunciada extinção do INSTITUTO DE ODIVELAS, que comemora esta terça feira, 114 anos de existência, um grupo de antigas alunas acaba de anunciar em comunicado, a realização de uma manifestação contra o encerramento daquela instituição, na próxima terça feira 14 de Janeiro (dia de aniversário do Instituto), entre as 10:30 e as 13:00, no Largo D. Dinis, frente àquela escola.

Refere este grupo de antigas alunas no seu comunicado, que: (…) Um despacho do Ministro da Defesa Nacional quer enterrar 114 anos de “Meninas de Odivelas” sem qualquer hesitação!

Se tudo correr como está determinado neste processo prepotente, leviano e atabalhoado, prevê-se que, terminado o ano académico de 2013-2014, a vida do Instituto de Odivelas se extinga quando as últimas alunas saírem para férias.

O imediatismo de uma aparente e ridícula poupança orçamental que, afinal, nem sequer está provada – ao mesmo tempo que se entregam a grupos privados de ensino milhões cuja aplicação está longe de ser devidamente escrutinada… – não justifica que se espolie Portugal de uma escola pública centenária que é uma marca notável no panorama do ensino secundário no nosso País e que dá um reconhecido contributo para a formação das elites de que Portugal tanto carece.

É um atentado ao património histórico do nosso País, aos direitos das mulheres e da sua luta pelo acesso ao ensino, ao direito a uma educação de excelência e ao direito à escolha. É portanto um atentado à democracia.

Esta decisão imponderada, cujas verdadeiras razões ainda estão por explicar – mais os interesses que se movem em torno do Mosteiro de Odivelas, das instalações do Instituto de Odivelas, do Forte de Santo António e dos terrenos em que se integram – é na realidade, e por mais nevoeiro com que queiram encobri-la, um verdadeiro confisco de património a Portugal e constitui um exemplo nada edificante de exercício do poder ao arrepio da prossecução do bem público.(…)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.