As alunas, antigas alunas, pais, professores e funcionários desta escola continuam sem saber por que motivo o Ministro da Defesa Nacional quer encerrar o Instituto de Odivelas, que acabou de festejar o seu 114ºaniversário!
Ao argumento inicial da poupança de custos, juntou-se também o argumento da discriminação por género. Qualquer desses argumentos já foi devidamente respondido, demonstrando que não só não haverá qualquer poupança de custos, como a discriminação de género é maior com esta decisão.
Não há qualquer razão para que se espolie Portugal de uma escola pública centenária que é uma marca notável no panorama do ensino secundário. Esta decisão é um atentado ao património histórico do nosso País, aos direitos das mulheres e da sua luta pelo acesso ao ensino, ao direito a uma educação de excelência e ao direito à escolha. É portanto um atentado à democracia.
No próximo domingo, 26 de Janeiro, às 15h15 vai decorrer o desfile das alunas do Instituto de Odivelas. O desfile terminará, como habitual, no largo D. Dinis, onde um grupo de alunas, antigas alunas, pais e amigos irão distribuir “Laços e Abraços para revogar o despacho”. Vamos mais uma vez manifestar-nos publicamente contra o encerramento desta nossa escola de excelência e mostrar ao Ministro da Defesa que há valores e instituições que não se medem apenas em euros.