Home » Economia » Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis
Mercado à Moda Antiga está agendada para os dias 17 e 18 de Maio de 2014

Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis

A 18ª edição do Mercado à Moda Antiga está agendada para os dias 17 e 18 de Maio de 2014. A iniciativa vai levar o centro histórico de Oliveira de Azeméis de volta ao final do século XIX e início do século XX.

Considerado como um dos principais eventos da Área Metropolitana do Porto, este é o primeiro ano em que a sua organização estará apenas a cargo da Câmara Municipal, após Ana Nadais e Nelson Costa, do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC), terem deixado a sua organização por motivos profissionais. Aos dois membros desta associação, a Câmara Municipal deixa um agradecimento especial pelo carinho, entrega e dedicação que prestaram ao Mercado à Moda Antiga nas 17 edições já realizadas.

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis é um regresso ao passado. Um reviver do mercado que se realizava há 100 anos na então chamada “Praça dos Vales”, onde se comercializavam os produtos da região. É um evento decorado a rigor, que nos leva de volta às vestes, trajes e gestos antigos, aos utensílios, práticas e rotinas de outros tempos.

São cerca de 15 ofícios aqueles que estarão representados, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a ‘fritadeira’ de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros.

Criado em 1997, o Mercado à Moda Antiga envolve a população oliveirense e a partilha de experiências, danças, cantares e convívio com os milhares de visitantes que anualmente visitam o Concelho durante os dois dias de festa.

Partilhe:
A 18ª edição do Mercado à Moda Antiga está agendada para os dias 17 e 18 de Maio de 2014. A iniciativa vai levar o centro histórico de Oliveira de Azeméis de volta ao final do século XIX e início do século XX. Considerado como um dos principais eventos da Área Metropolitana do Porto, este é o primeiro ano em que a sua organização estará apenas a cargo da Câmara Municipal, após Ana Nadais e Nelson Costa, do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC), terem deixado a sua organização por motivos profissionais. Aos dois membros desta associação, a…

Review Overview

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.