Home » Sociedade » Escolas e universidade » Mercado de Residências de Estudantes em crescimento
Mercado de Residências de Estudantes em crescimento

Mercado de Residências de Estudantes em crescimento

O estudo das “Residências de Estudantes 2017” promovido pela Worx em parceria com a Uniplaces, conclui que este é um mercado de elevada procura e com potencial de crescimento.

A globalização, o crescimento demográfico e económico e a concorrência entre instituições de ensino superior constituem fatores que motivam a tendência de mobilidade internacional dos estudantes. Neste sentido, a Uniplaces e a Worx concluem que o mercado de residências de estudantes tem um comportamento ascendente em território nacional.

Atualmente, a procura é superior à oferta, sendo que “o aumento é devido à maior visibilidade de Portugal no mercado turístico aliado com a estratégia nacional de atração de estudantes internacionais”, aponta o estudo, constituindo uma oportunidade para novos investimentos. Assim como os incentivos à reabilitação urbana, a equação equilibrada custo/qualidade de vida, segurança e as boas condições climáticas de Portugal assumem-se como fatores fundamentais que estão na génese da aposta de criação de novos espaços de alojamento.

No entanto, o estudo alerta ainda para pontos menos benéficos e que devem ser analisados com atenção, como a escassa oferta imobiliária, a reduzida dimensão do mercado nacional e a competição por parte do arrendamento tradicional, não profissionalizado paralelo.

O departamento de Research & Consulting da Worx refere que “este é um mercado que mesmo ainda não se encontrando consolidado no nosso país, está em plena expansão. O futuro passará por conseguir contornar os obstáculos existentes, para que este segmento de mercado tenha hipótese de crescer de forma sólida, organizada, profissional e consequentemente, proporcionar melhores condições aos estudantes influenciando também a imagem e reputação do nosso país.”

A Uniplaces conclui que “O produto imobiliário para estudantes, em Portugal, conta com uma elevada margem de crescimento. Isto deve-se ao crescimento da população estudantil internacional, em mobilidade, associada a uma escassez da oferta de imobiliário. A disponibilização de mais opções e opções acessíveis em termos de preço deve ser vista como uma prioridade para o nosso país, como aponta o relatório hoje divulgado. A Uniplaces continuará a trabalhar no sentido de proporcionar à comunidade de estudantes as opções certas para que tenham uma experiência de mobilidade inesquecível”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.