Home » Economia » Obras Públicas » Mercado do Peixe da Freixiada no Concelho de Ourém
Mercado do Peixe da Freixiada no Concelho de Ourém
Mercado do Peixe da Freixiada no Concelho de Ourém

Mercado do Peixe da Freixiada no Concelho de Ourém

É inaugurado no próximo dia 16 (domingo), o Mercado do Peixe da Freixiada, no concelho de Ourem, um espaço de referência na vila de Freixianda.

Concluidas as obras de requalificação do “icónico” edifício, que representa um investimento global que ascende aos 400 mil euros, a obra incluiu a reconstrução do Mercado do Peixe e a promoção turística da União das Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

Localizado no centro da vila de Freixianda, o mercado está equipado com mais de três dezenas de bancadas destinadas à realização da feira semanal, que acontece todas as segundas feiras. Quatro destas estruturas destinam-se à venda de peixe, auxiliadas por outras quatro bancadas com lava-loiça, sendo as restantes para venda de produtos locais e afins.

Aquele espaço renovado, permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, terá casas de banho de apoio e conta um amplo parque de estacionamento mesmo em frente ao mercado.

O mercado será também um espaço multiusos, assumindo-se como um novo pólo cultural para a comunidade, pois permitirá a realização de vários eventos e espetáculos culturais.

Após 1 ano de encerramento ao público, o Mercado do Peixe volta a abrir as suas portas, resultado de um esforço realizado nos últimos meses pela Junta de Freguesia e pela autarquia de Ourém, com o objetivo de poder voltar a disponibilizar uma importantíssima infraestrutura de dinamização da economia local, a quem reside e visita Freixianda.

“Temos vindo a verificar um aumento gradual do turismo no nosso território e com a reabertura de Mercado vai ser possível aos nossos produtores e comerciantes, mostrar e vender o que de melhor se produz nas nossas freguesias! Pretendemos dinamizar a nossa economia, alavancar o emprego local, fixar mais população e, consequentemente aumentar a receita noutras áreas de negócio já existentes. Tudo isto será, sem dúvida, uma grande mais-valia para todos nós e para a divulgação dos nossos produtos e serviços”, afirma Abílio Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Freixianda Ribeira do Fárrio e Formigais.

Este projeto teve o apoio do Turismo de Portugal, com um financiamento de 300 mil euros, e do Município de Ourém em 70.396,42 euros, o que corresponde a 70% do valor suportado pela União das Freguesias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.