Home » Agenda » Eventos » Mercado Romano recria os Ludi Florales nas Ruinas Romanas de Tróia

Mercado Romano recria os Ludi Florales nas Ruinas Romanas de Tróia

As Ruínas Romanas de Tróia vão ser palco do Mercado Romano, que este ano recria os Ludi Florales ou “Jogos Florais”, o festival romano em honra da deusa Flora, numa verdadeira viagem ao passado que terá como objectivo reavivar a história deste que é o maior complexo de salgas de peixe conhecido no mundo romano.

Durante três dias, de 1 a 3/Maio entre as 11h00 e as 20h00 os visitantes fazem uma viagem ao passado revivendo a história deste que é o maior complexo de salgas de peixe conhecido no mundo romano.

Organizada pelo TROIA RESORT, os visitantes recuam dois mil anos no tempo, cruzando-se com vários personagens inspirados na Roma Antiga, e ao longo do dia será possível assistir a vários momentos teatrais associados ao culto da deusa Flora, como o Florifertum, o Mito da Deusa Flora e o nascimento de Marte.

Haverá também tabernas romanas onde não faltarão os sabores de época, como o porco no espeto, a sopa de “entulho”, os crepes gauleses, hidromel e muito vinho. Vários artesãos e vendedores terão à venda peças em ferro e cerâmica, bijuteria, coroas de flores, frutos secos, vários doces e mel, no meio de muita música, danças e animação.

Na Quinta Romana os animais vivos e os passeios de burro e de pónei, farão as delícias dos mais novos. Haverá ainda oficinas educativas para fazer coroas de flores, louros e hera e máscaras de teatro clássico inspiradas na figura da deusa Flora e seu esposo Zéfiro, organizadas pelo Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. As crianças serão ainda convidadas a preparar oferendas para a deusa e diversos jogos tradicionais romanos vão garantir o divertimento de toda a família.

Depois de a edição de 2014 ter trazido às Ruínas Romanas de Tróia mais de 4500 visitantes, o Mercado Romano de Tróia regressa agora para promover a dinamização cultural deste importante património histórico e arqueológico da região, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.