Home » Hotelaria & Resorts » Mercure revela resultados de inquérito sobre Amizade

Mercure revela resultados de inquérito sobre Amizade

Os hotéis Mercure lançaram uma iniciativa que pretende realçar as características locais e oferecer aos hóspedes experiências autênticas de partilha e encontros.

A marca hoteleira focou-se no tema da amizade, com o lançamento de um inquérito em parceria com o Instituto TNS Sofres, em que foram inquiridas 5 mil pessoas em treze países.

O estudo lança uma nova luz sobre o conceito de amizade na era da Web 2.0 e das viagens. Hoje em dia, é mais fácil aumentar o círculo de amigos e fazer novas amizades? Mercure revela as principais conclusões deste inquérito.

Os Principais indicadores, do estudo realizado pelo Mercure, demonstram que 48% dos Portugueses têm amigos virtuais que nunca conheceram “na vida real”, 61% dos Portugueses já fizeram amigos durante as suas viagens e 49% afirma contactar amigos de amigos durante as suas viagens, finalmente 77% dos inquiridos a nível mundial, mantem o contacto com os seus amigos nas redes sociais enquanto viajam

Atualmente, um círculo de amigos íntimos é constituído por três a quatro pessoas em todos os países abrangidos pelo estudo, mas 16% dos Japoneses declaram que não têm amigos íntimos. O conceito de amizade íntima é descrita como uma partilha de valores, a ausência de julgamento e a total disponibilidade. Mais do que qualquer outra coisa, 83% espera poder contar com um amigo chegado.

O círculo de amizades tem vindo a aumentar e a transformar-se em resultado do aumento de viagens realizadas. Já não somos apenas amigo de quem vive perto de nós, mas cada vez mais mantemos amizades através do mundo.

Por exemplo, mais de metade dos inquiridos (56%) já criaram laços de amizade durante uma viagem. Os Brasileiros (84%), os Chineses (71%), os Italianos (73%) e os Portugueses (61%) são os que mais facilmente fazem amizades em viagem. Já os Japoneses (11%) são os mais reservados.

O estudo demonstra a apetência cada vez maior para o uso das redes sociais no momento de organizar itinerários e para ouvir os residentes locais, antes de explorar uma parte do mundo de uma forma mais autêntica. 45% dos inquiridos contacta amigos de amigos nas redes sociais quando viaja à procura de conselhos úteis (49%), para ter um contacto local em caso de emergência (35%) ou ainda para ter com quem sair (30%). Os Australianos vão ainda mais longe: entram em contacto com amigos de amigos para saber se podem ficar alojados em casa deles durante a sua estadia (35%).

De férias, a grande maioria (77%) continua conectada aos amigos através das redes sociais. Hoje em dia, viajar confere estatuto social e as pessoas partilham as suas descobertas com os seus amigos que não têm oportunidade de viajar. Os postais estão pela hora da morte: estamos na era das Long Live Photos e dos posts.

As relações através das redes sociais não substituem as amizades genuínas: as redes sociais criam novas oportunidades para encontros e permitem manter os laços de amizade já existentes.
Estamos na era dos encontros virtuais: 48% dos Portugueses que usam as redes sociais já se tornaram amigos na web de alguém que nunca viram antes! Os Chineses são os maiores “recrutadores” de amizades na web (72%), enquanto que os Franceses são os últimos da lista com apenas 26% a fazem amizades deste modo. Os homens são os que fazem mais encontros virtuais, especialmente em França, Itália e Austrália.

As redes sociais também são uma forma de manter o contacto com amigos reais: 66% dos Portugueses que usam as redes já pediram amizade na web a alguém que conheceram no mundo “real”. Mais uma vez, os Franceses parecem ser os mais tímidos, com apenas 42% a admitir que o fizeram.

Finalmente, a internet encoraja o nascimento e a manutenção da amizade. A nível mundial, através das redes sociais, os inquiridos redescobrem os seus melhores amigos de infância (61% considera que esta é a principal vantagem das redes sociais), não se esquecem dos aniversários dos seus entes queridos (40%) e partilham com amigos e familiares pensamentos e fotografias (51%), o que cria um sentimento de proximidade e partilha diária.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.