Home » Atualidade » Internacional » Merkel e Cameron em rota de colisão pelo domínio da UE!
Angela Merkel e David Cameron batem-se pelo domínio da UE | img: EPA

Merkel e Cameron em rota de colisão pelo domínio da UE!

Angela Merkel e David Cameron estão em rota de colisão por causa da personalidade que deve assumir a presidência da Comissão Europeia, com o primeiro ministro do Reino Unido a usar a chantagem política e Merkel a responder que não se deixará intimidar pelas ameaças do inglês.

No final da mini cimeira da Suécia, que terminou sem uma decisão sobre quem seria o próximo presidente da comissão, Angela Merkel que defende a eleição de Jean-Claude Juncker, deixou uma advertência ao seu homólogo inglês, avisando-o que não aceitaria qualquer ameaça para forçar uma decisão europeia, depois de Cameron ter insistido que se não fosse ouvido, o Reino Unido encaminha-se-ia para a saída da União.

Um aspeto que ficou bem claro, durante a conferência de imprensa que encerrou esta cimeira, foi o fato de que o combate estar a ser travado somente entre dois galos, com Fredrik Reinfeldt o primeiro ministro sueco e Mark Rutte o primeiro holandês, a marcarem apenas presença, fazendo o papel de damas de honor.

David Cameron diz defender um princípio que considera fundamental, afirmando que “os líderes europeus eleitos democraticamente, são os únicos que decidem quem deve dirigir as instituições europeias, enquanto Angela Merkel, afirmava que “os chefes de governo, estão obrigados a propor um presidente para a Comissão, que seja eleito pelo voto maioritário do Parlamento Europeu”.

Para além do tema relativo à presidência da Comissão Europeia, esta mini cimeira, tratava também do programa do governo da europa para a próxima legislatura, que se deverá iniciar em breve, tendo sido abordadas as reformas dos tratados que deverão ser atualizados, neste período legislativo que vai entrar.

Previsivelmente, a decisão sobre Jean-Claude Juncker ou outro nome, só deverá se tomada, depois do parlamento europeu ter votado a admissão do “Alternative für Deutschland (AfD)” o partido anti europeu alemão, o que acontecerá provavelmente esta semana.

Partilhe:
Angela Merkel e David Cameron estão em rota de colisão por causa da personalidade que deve assumir a presidência da Comissão Europeia, com o primeiro ministro do Reino Unido a usar a chantagem política e Merkel a responder que não se deixará intimidar pelas ameaças do inglês. No final da mini cimeira da Suécia, que terminou sem uma decisão sobre quem seria o próximo presidente da comissão, Angela Merkel que defende a eleição de Jean-Claude Juncker, deixou uma advertência ao seu homólogo inglês, avisando-o que não aceitaria qualquer ameaça para forçar uma decisão europeia, depois de Cameron ter insistido que…

Review Overview

User Rating: 4.65 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.