Site icon Ipressjournal

Mestrado em Exercício e Saúde do Instituto Piaget

Mestrado em Exercício e Saúde do Instituto Piaget

O Instituto Piaget acaba de anunciar a integração na sua oferta formativa, do “Mestrado em Exercício e Saúde“, para dar resposta a quem pretender adquirir competências aprofundadas para avaliar e prescrever exercício em contexto clínico, nomeadamente em doença cardiovascular e metabólica, oncológica, doenças psicológicas e músculo-esqueléticas.

O novo curso tem como objetivo formar profissionais com competência académica, científica e pedagógica para prescrever o exercício físico, bem como intervir em diferentes contextos com pessoas que têm patologias crónicas. Em simultâneo, o curso habilitará os estudantes para a profissão de fisiologista do exercício.

Apesar do reconhecimento da importância do desporto e da atividade física na União Europeia, os últimos dados do Eurobarómetro mostram que cerca de metade dos cidadãos europeus nunca fazem exercício ou desporto. Os números evidenciam até um aumento gradual da inatividade nos últimos anos. Como consequência, a mortalidade e a incidência de doenças decorrentes da inatividade física têm aumentado.

É neste quadro que o novo curso, a lecionar no Campus de Almada, pretende contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis. O propósito é combater os hábitos de vida sedentários e controlar as doenças decorrentes da inatividade física, assim como avaliar e prescrever exercício tanto para populações saudáveis como para populações com patologias.

Entre os pontos fortes do curso destacam-se a sua realização em horário pós-laboral, o reconhecimento como fisiologista do exercício especialista pela APFE e a parceria com empresas para cursos de formação integrados no mestrado, sem custos adicionais para os alunos. Não menos importante é o acesso ao laboratório de investigação equipado com modernos instrumentos de avaliação biomecânica e fisiológica.

Em termos de saídas profissionais, o novo mestrado permite atuar na prescrição de exercício para populações clínicas, como gestantes, diabéticos e cardiopatas; participar de equipas multidisciplinares de intervenção em saúde, como centros de exercício clínico, centros de treino desportivo e centros de dia; e com as formações complementares, estar certificado em determinadas modalidades específicas para a prescrição de exercício, como, por exemplo, em ambiente aquático.

Partilhe:
Exit mobile version