Home » Cultura » Geral » Mestre Mohri Suzuki ensina caligrafia no Museu do Oriente
Mestre Mohri Suzuki
Mestre Mohri Suzuki

Mestre Mohri Suzuki ensina caligrafia no Museu do Oriente

A caligrafia japonesa, mais do que um gesto de escrita, é uma forma de arte criativa que expressa a profundidade e espiritualidade de um povo, apresentada no domingo, 19 de Junho, em dois workshops com o mestre Mohri Suzuki, no Museu do Oriente.

Nestas sessões, os participantes têm a oportunidade de aprender a postura e a forma correctas de manejar o pincel, bem como noções introdutórias sobre os utensílios usados na caligrafia, podendo depois experimentar os traços básicos com caracteres simples.

O workshop finaliza com a escrita de um caractere no ‘shikishi’, quadro de papel sofisticado usado na caligrafia, que os participantes poderão levar de recordação.

Nascido em 1984, Mohri Suzuki é um proeminente jovem calígrafo japonês, iniciado nesta arte aos cinco anos de idade pelo avô, também ele calígrafo. Suzuki tem-se dedicado à criação de obras de arte, à realização de demonstrações de caligrafia ao vivo e a colaborar com artistas de diversas áreas, como chá, música e cerâmica. A ideologia que segue na sua prática baseia-se na filosofia Zen, no Confucionismo e no espírito ‘On-ko-chi-shin’, que significa o desenvolvimento de novas ideias baseadas no estudo do passado.

Esta é uma iniciativa organizada pela Embaixada do Japão, em colaboração com a Japan Foundation, com o intuito de divulgar esta arte em Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.