Home » Economia » Financiamentos » MicroHarvest financia-se para entrar em Portugal
MicroHarvest financia-se para entrar em Portugal

MicroHarvest financia-se para entrar em Portugal

A startup alemã de biotecnologia MicroHarvest, anuncia hoje que fechou com sucesso uma ronda de financiamento Série A no montante de 8,5 milhões de euros liderada pela Astanor Ventures e pela Happiness Capital, que contou com a participação da sociedade de capital de risco portuguesa Faber e do investidor atual FoodLabs.

O financiamento vai permitir à startup sediada em Hamburgo crescer a sua equipa de R&D (Investigação e Desenvolvimento), construir uma fábrica piloto em Lisboa e acelerar a produção para uma escala comercial. Depois de um ensaio piloto bem-sucedido feito este ano, irão ser feitos novos ensaios de produção em maior escala e realizados mais testes de aplicação do produto, com o objetivo de entrar no mercado em 2023.

Com o foco no crescimento da sua nova filial em Portugal, a startup tem como objetivo aproveitar a quantidade elevada de talento existente em Portugal na área da biotecnologia, seja de jovens licenciados das Universidades, bem como de profissionais experientes que regressam a Portugal após vários anos de trabalho no estrangeiro, como é o caso da Co-Fundadora e CTO da MicroHarvest, Luísa Cruz. Sendo Lisboa também um hub crescente de startups das áreas de biotecnologia e inovação alimentar a equipa considera que o momento é perfeito para o crescimento da startup em Portugal.

A MicroHarvest é uma startup de biotecnologia com a missão de fornecer proteínas melhores, mais saudáveis e mais saborosas, produzidas de forma sustentável utilizando o poder dos microrganismos. Com o seu novo sistema de produção de proteína unicelular, a empresa responde à necessidade premente de alternativas sustentáveis para satisfazer a crescente procura global de proteínas. Deste modo, a empresa responde diretamente à crescente procura de ingredientes protéicos alternativos para a alimentação humana, um mercado avaliado em 14 mil milhões de dólares.

A tecnologia da MicroHarvest permite a produção de proteínas utilizando bactérias a uma velocidade e eficiência que excedem largamente as abordagens existentes. Ser capaz de aumentar rapidamente a produção é fundamental para se tornar num agente relevante no mercado de ingredientes B2B, permitindo a produção descentralizada de proteínas sustentáveis, nutritivas, de alta qualidade e segurança. As aplicações possíveis ao longo de toda a cadeia de valor das proteínas são numerosas – desde a alimentação animal até à aplicação direta na alimentação humana e na dos animais de estimação.

“Na MicroHarvest estamos empenhados em criar um mundo onde todos tenham acesso a alimentos nutritivos através de um sistema justo e resiliente”, afirma Katelijne Bekers, Co-Fundadora e CEO da MicroHarvest. “Estamos entusiasmados com a parceria com estes fundos eminentes. Partilhamos uma forte visão de melhorar os nossos sistemas alimentares, utilizando o poder da natureza. Juntos podemos produzir impacto à escala global, trazendo o mais rápido sistema de produção de proteínas para a comercialização”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.