Home » Atualidade » Nacional » Milhares de utentes vacinados contra a gripe no Algarve
Milhares de utentes vacinados contra a gripe no Algarve
28 mil pessoas já se vacinaram gratuitamente contra a gripe nos Centros de Saúde do Algarve

Milhares de utentes vacinados contra a gripe no Algarve

A campanha de vacinação contra a gripe, que decorreu entre 1 de outubro e 12 de novembro, registou cerca de 28 000 vacinas, administradas gratuitamente nos Centros de Saúde do Algarve e em Instituições abrangidas pela vacinação gratuita conforme a Norma da DGS «Vacinação contra a gripe Época 2017/2018», o que, comparativamente com igual período de 2016 representa um acréscimo de mil pessoas vacinadas gratuitamente.

A vacina contra a gripe é gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas independentemente da idade residentes ou internadas em instituições e para pessoas com patologias crónicas ou outras condições (conforme a Norma da DGS), profissionais de saúde (do SNS) e bombeiros.

Para vacinar-se gratuitamente contra a gripe, basta dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

É ainda recomendada a vacinação contra a gripe, neste caso não é gratuita, a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos, a pessoas pertencentes a grupos alvo prioritários, como as de alto risco de desenvolverem complicações pós-infeção gripal e aos seus coabitantes, pessoal de infantários, creches e equiparados, pessoas com patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacinação, conforme a Norma da DGS.

Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias de oficina através de prescrição médica e com comparticipação de 37%.

Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.

Destaca-se que a vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

Para além da vacinação e para prevenir a propagação da gripe e de outras infeções respiratórias, o Ministério da Saúde, recomenda a todas as pessoas com sintomas respiratórios, que tomem as medidas habituais de higiene respiratória e etiqueta da tosse:

Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar;
Colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo;
Tossir e espirrar para o braço e não para as mãos;
Lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objetos contaminados.

No caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ser contactada a linha de Saúde SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

Com a aproximação dos dias de frio, previna-se e vacine-se contra a gripe!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.