Home | Atualidade | Nacional | Ministro Eduardo Cabrita desloca-se à Grécia
Ministro Eduardo Cabrita desloca-se à Grécia

Ministro Eduardo Cabrita desloca-se à Grécia

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, desloca-se à Grécia na segunda e terça feira, no âmbito da participação portuguesa nas missões da FRONTEX – Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, bem como da cooperação entre os dois países em matéria de refugiados e migrações.

Segundo a nota do MAI, a agenda do Ministro tem prevista uma visita, na segunda-feira, ao contingente da Guarda Nacional Republicana e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que está empenhado na FRONTEX, no porto de Pithagorios, ilha de Samos.

Na terça-feira, o Ministro da Administração Interna visita o Centro de Coordenação Operacional (ICC – International Coordination Center), no porto de Pireu, e o campo de refugiados de Eleonas, em Atenas.

Após as visitas, Eduardo Cabrita reúne-se com o seu homólogo grego, Alexandros Haritsis e, durante a tarde, com o Ministro da Política de Migrações, Dimitris Vitsas, e com a Ministra da Proteção dos Cidadãos, Olga Gerovassili.

As reuniões de trabalho visam a procura de soluções para a pressão migratória a que a Grécia está sujeita. Com o fim do Programa de Recolocação da União Europeia, a Grécia continua exposta a vários fatores de pressão migratória. Em julho e agosto, os fluxos aumentaram cerca de 30% em comparação com o período homólogo. Em Setembro, 3500 pessoas chegaram às ilhas, uma média de 160/dia. A Grécia é o país europeu que registou mais pedidos de asilo per capita.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.