Home » Sociedade » Iniciativas » Missão Sorriso doa 181 mil euros a nove instituições de Lisboa
Missão Sorriso doa 181 mil euros a nove instituições de Lisboa

Missão Sorriso doa 181 mil euros a nove instituições de Lisboa

Cinco projetos associados à Saúde Infantil, três iniciativas que visam promover o Envelhecimento Ativo e um projeto dedicado à Luta contra a Fome vão receber apoios no total de 181 mil euros.

O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil vai ser beneficiado com uma doação no valor de 20 mil euros para implementar o projeto “Intervir para o Futuro”. O objetivo é promover a inclusão social de crianças e jovens com perturbação do neuro desenvolvimento, provenientes de famílias em situação de carência económica ou à guarda de instituições de acolhimento.

O projeto “Crescer Bem”, da Associação de Apoio no Domicílio ao Recém-Nascido, nasce com o intuito de apoiar bebés e famílias com dificuldades, permitindo à criança crescer com dignidade. Pretende assim promover a inclusão na sociedade do bebé e da família através, por exemplo, da doação de bens alimentares e de higiene, do acesso grátis à lavandaria ou do apoio no internamento, domicílio, consultas e serviços administrativos legais. A Missão Sorriso vai contribuir com 25 mil euros para a iniciativa.

Por sua vez, a Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa pretende criar uma nova dimensão do acompanhamento a seniores com doenças crónicas e em situação de isolamento / vulnerabilidade social, associando a Telemonitorização (suportada por clínicas de proximidade) ao serviço de Teleassistência. A Missão Sorriso vai doar 30 mil euros, contribuindo assim para a implementação de uma solução tecnológica que monitoriza remotamente sinais vitais, permitindo uma resposta médica atempada, o acompanhamento mais responsável da doença do idoso e o aumento da sua qualidade de vida.

Promovido pela Fundação LIGA, o projeto “Integração Sensorial: Desenvolver Competências”, pretende implementar uma sala de integração sensorial dirigida a crianças e adolescentes com alterações neurológicas, perturbações do espetro do autismo, entre outras. A intervenção terá em conta os vários contextos de vida da criança, com uma abordagem centrada na família. A iniciativa será apoiada em 15 mil euros.

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil quer apostar na criação de filmes didáticos sobre os acidentes mais frequentes e mais graves nas crianças, com intuito de desenvolver nas famílias competências de identificação dos perigos e implementação das medidas de prevenção mais adequadas. Para tornar o acesso fácil e ilimitado, aposta-se na transmissão dos filmes nos circuitos de televisão e/ou vídeo dos serviços de saúde e farmácias, beneficiando assim um número elevado de famílias com crianças até aos 12 anos. O projeto será beneficiado com uma doação no valor de 30 mil euros.

Já a Casa de Sant’Ana – Comunidade de Inserção para Mulheres em Situação de Risco, vai criar o projeto “Manual dos três S`s” para ajudar as famílias beneficiárias de Apoio Alimentar em situação de vulnerabilidade económica da Freguesia de Algueirão-Mem Martins. A instituição vai receber 25 mil euros para levar a cabo a iniciativa que consiste em 2 meses de ações de formação, onde serão abordados temas de confeção de refeições saudáveis e económicas, gestão doméstica e familiar, técnicas de procura de emprego, artes e ofícios tradicionais.

A Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste pretende melhorar o projeto de planeamento da alta, que se encontra em execução no Serviço de Medicina desde 2008. O apoio de 9 mil euros da Missão Sorriso vai contribuir para a disponibilização de um serviço online para esclarecer dúvidas após a alta e a aquisição de mais produtos de apoio à reabilitação funcional motora.

A Associação Sorrir de Novo vai receber 15 mil euros no âmbito do projeto “Sorrir e Dançar nas escolas”, que visa promover competências sociais, aumentar o bem-estar, a alegria da criança e a sua autoestima.

“Velhos, Novos Sorrisos” é o nome do projeto do Centro Comunitário da Paróquia de Algueirão-Mem Martins dedicado à promoção do Envelhecimento Ativo. Assim, pretende-se alargar o número de utentes do centro de dia, para que possam participar nas aulas de ginástica geriátrica, promovendo a saúde e combatendo o sedentarismo e o isolamento. Com o apoio de 12 mil euros da Missão Sorriso, a instituição espera ainda adquirir uma carrinha que permita concretizar os objetivos de alargamento

Recorde-se que pelo 11º ano consecutivo os portugueses juntaram-se à Missão Sorriso com uma grandiosa prova de solidariedade, envolvimento e determinação, angariando mais de 2 milhões de euros. Deste valor, foram distribuídos 880 mil euros a 50 instituições para a implementação de projetos nas áreas da Saúde Infantil, Envelhecimento Ativo e Luta Contra a Fome.

Os restantes apoios foram angariados através das campanhas de recolha de alimentos, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo doar cerca de 1,2 milhões de euros em alimentos que ajudaram muitas famílias, e através da realização da Tour dos Sorrisos e das Corridas Solidárias de Lisboa e do Porto.

Durante as 11 edições, a Missão Sorriso angariou e distribuiu mais de 9 milhões de euros, através de um conjunto de iniciativas mobilizadoras da sociedade e dos cidadãos e em parceria com instituições sem fins lucrativos e entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde. Mais uma vez, o Continente continuará a dar o contributo empenhado para que a Missão Sorriso continue a desenvolver mais e melhores respostas sociais, ajudando cada vez mais famílias portuguesas.

Partilhe:
Cinco projetos associados à Saúde Infantil, três iniciativas que visam promover o Envelhecimento Ativo e um projeto dedicado à Luta contra a Fome vão receber apoios no total de 181 mil euros. O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil vai ser beneficiado com uma doação no valor de 20 mil euros para implementar o projeto “Intervir para o Futuro”. O objetivo é promover a inclusão social de crianças e jovens com perturbação do neuro desenvolvimento, provenientes de famílias em situação de carência económica ou à guarda de instituições de acolhimento. O projeto “Crescer Bem”, da Associação de Apoio…

Review Overview

User Rating: 4.63 ( 3 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.