Home » Atualidade » Internacional » MO√áAMBIQUE PREPARA-SE PARA RECEBER AS CHUVAS DA MORTE

MOÇAMBIQUE PREPARA-SE PARA RECEBER AS CHUVAS DA MORTE

Leopardo do Gilé

Leopardo do Gilé

Sete distritos da província da Zambézia poderão ser assolados (a partir deste mês e até Março do próximo ano), por chuva forte acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicana. Trata-se dos distritos da Maganjada Costa, Pebane, Inhassunge, Chinde, Namacurra, Nicoadala e a cidade de Quelimane.

Nesse período, registar-se-ão, naqueles distritos, cenários de ciclone, com uma tendência de se estender para quase todos os distritos da província.

Al√©m da Zamb√©zia, alguns pa√≠ses como a Z√Ęmbia, Rep√ļblica Democr√°tica do Congo e o Malawi, poder√£o igualmente ser assolados. Esta queda irregular de chuvas vai interferir nos caudais dos rios Chire, Licungo e Zambeze.

A informa√ß√£o foi avan√ßada pelo Delegado do Instituto Nacional de Meteorologia na Zamb√©zia, Alberto Colarinho, tendo exortado o envolvimento de todos, para se acautelarem e tomarem as medidas julgadas por convenientes antes, durante e depois deste per√≠odo, acabou por pedir o envolvimento especial dos √≥rg√£os de comunica√ß√£o social com o objectivo da informa√ß√£o sobre as t√©cnicas a serem usadas nesta √©poca chegar ao maior n√ļmero de cidad√£os.

Tem sido usual as cheias neste ‚Äúper√≠odo das chuvas‚ÄĚ, e o pa√≠s tem vindo a preparar-se para a esta√ß√£o em causa, contudo, as altera√ß√Ķes climat√©ricas tem ultrapassado as prepara√ß√Ķes efectuadas, de qualquer forma, h√° uns tempos a esta parte, as for√ßas da natureza n√£o t√™m colaborado com as autoridades mo√ßambicanas respons√°veis, assim e infelizmente, acaba sempre tudo por rondar numa calamidade.

Por: Leopardo do Gilé, algures em Moçambique
“escreve sem o acordo ortogr√°fico”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.