Home » Atualidade » Internacional » MOÇAMBIQUE PREPARA-SE PARA RECEBER AS CHUVAS DA MORTE

MOÇAMBIQUE PREPARA-SE PARA RECEBER AS CHUVAS DA MORTE

Leopardo do Gilé

Leopardo do Gilé

Sete distritos da província da Zambézia poderão ser assolados (a partir deste mês e até Março do próximo ano), por chuva forte acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicana. Trata-se dos distritos da Maganjada Costa, Pebane, Inhassunge, Chinde, Namacurra, Nicoadala e a cidade de Quelimane.

Nesse período, registar-se-ão, naqueles distritos, cenários de ciclone, com uma tendência de se estender para quase todos os distritos da província.

Além da Zambézia, alguns países como a Zâmbia, República Democrática do Congo e o Malawi, poderão igualmente ser assolados. Esta queda irregular de chuvas vai interferir nos caudais dos rios Chire, Licungo e Zambeze.

A informação foi avançada pelo Delegado do Instituto Nacional de Meteorologia na Zambézia, Alberto Colarinho, tendo exortado o envolvimento de todos, para se acautelarem e tomarem as medidas julgadas por convenientes antes, durante e depois deste período, acabou por pedir o envolvimento especial dos órgãos de comunicação social com o objectivo da informação sobre as técnicas a serem usadas nesta época chegar ao maior número de cidadãos.

Tem sido usual as cheias neste “período das chuvas”, e o país tem vindo a preparar-se para a estação em causa, contudo, as alterações climatéricas tem ultrapassado as preparações efectuadas, de qualquer forma, há uns tempos a esta parte, as forças da natureza não têm colaborado com as autoridades moçambicanas responsáveis, assim e infelizmente, acaba sempre tudo por rondar numa calamidade.

Por: Leopardo do Gilé, algures em Moçambique
“escreve sem o acordo ortográfico”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.