Home » Municipios » Moimenta da Beira tem nova rede de transporte público
Moimenta da Beira tem nova rede de transporte público

Moimenta da Beira tem nova rede de transporte público

A nova rede de transportes públicos que serve o concelho de Moimenta da Beira, a “MOBILIDADE À BEIRINHA”, entrou esta manhã em funcionamento, com a apresentação do serviço à população, numa sessão que teve lugar no Auditório da Biblioteca Aquilino Ribeiro.

A volta inaugural do novo serviço, teve início pelas 11h30, com o arranque da nova fase na mobilidade rodoviária do concelho, resultante da parceria formalizada entre a autarquia de Moimenta da Beira e a Transdev, empresa de transporte público que já operava no concelho.

José Gomes, Diretor de Exploração da Transdev Portugal, destaca que “este é já o 15º projeto SIM – ‘Solução Integrada de Mobilidade’ que a Transdev implementa em Portugal, sendo que estamos em negociações com vista à implementação de projetos semelhantes em mais cinco municípios”, sublinhou o responsável da empresa, adiantando que “a conceção destes projetos implica sempre um elevado grau de cooperação com as autarquias, na medida em que as soluções de mobilidade colocadas no terreno são desenhadas à medida das reais necessidades das populações”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, “esta nova rede de transportes públicos confere uma melhor mobilidade urbana e periurbana, cobrindo todas as freguesias”, reforçando que “a oferta de alternativas e soluções mais económicas de transporte às localidades mais afastadas da sede do concelho vai também significar mais qualidade de vida”.

Com a “MOBILIDADE À BEIRINHA”, os habitantes do concelho de Moimenta da Beira passam agora a dispor de mais percursos, com cinco linhas – uma para cada dia da semana – e com todos os circuitos a serem efetuados em simultâneo nos dias de feira, que se realiza quinzenalmente, às segundas-feiras.

A par das cinco linhas foi também implementado um circuito urbano, com sete circulações diárias de segunda a sexta-feira, que fará também a distribuição e recolha dos passageiros oriundos das diversas freguesias pelos vários pontos da vila.

O serviço prevê ainda a possibilidade de os habitantes de algumas das localidades mais afastadas do centro da vila poderem viajar mediante transporte a pedido, disponibilizando para tal um contacto telefónico gratuito, que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 12h00.

Até ao final do mês de fevereiro, todas as viagens na nova rede de transportes serão gratuitas. Depois, a partir de março, as viagens terão o custo de €1, no caso dos circuitos regulares e a pedido, e de €0,50 no caso das viagens no circuito urbano.

O funcionamento das cinco linhas que, a cada dia da semana, vão aproximar os habitantes das freguesias de Moimenta da Beira da sede do concelho, vai começar por ligar, às segundas-feiras, as localidades de Sarzedo, Sanfins, Cabaços e Peva à Central de Camionagem de Moimenta da Beira.

Às terças-feiras, a rede fará a ligação entre Nagosa e Moimenta da Beira, seguindo-se, às quartas-feiras, o transporte das localidades de Castelo e Pêra Velha para Moimenta da Beira, com os habitantes de Semitela a ficarem com a opção de transporte a pedido.

Às quintas-feiras, o serviço vai ligar Alvite ao centro do concelho, ficando os habitantes de Espinheiro com a opção de transporte a pedido. Por fim, às sextas-feiras, “A MOBILIDADE À BEIRINHA” fará a ligação entre Mileu e Moimenta da Beira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.