Home » Agenda » Festivais » Monika Streitová e Ana Telles no Festival Sem Sombras
Monika Streitová e Ana Telles no Festival Sem Sombras
Monika Streitová e Ana Telles no Festival Sem Sombras

Monika Streitová e Ana Telles no Festival Sem Sombras

O Festival Terras sem Sombra assinala o Dia Internacional da Mulher, com uma sugestão para o fim de semana de 29 de Fevereiro e 1 de Março, em Arraiolos, um programa musical protagonizado pela flautista checa Monika Streitová e pela pianista portuguesa Ana Telles.

A programação para o fim-de-semana em Arraiolos, destaca a arte no feminino, seja pela grande música, seja pelo saber ancestral das tapeteiras. São também as mulheres quem assume o protagonismo na jornada de conservação da natureza, dedicada à bolota, dando a conhecer as suas experiências, tanto do ponto de vista da ciência como da vida empresarial.

A música faz-se ouvir no sábado, às 21h30, na igreja do convento de Nossa Senhora da Assunção, num diálogo musical entre a flauta da checa Monika Streitová e o piano da portuguesa Ana Telles. O repertório contempla exclusivamente peças compostas por mulheres, num período alargado que se estende da Idade Média até à contemporaneidade.

A propósito do programa, Juan Ángel Vela del Campo, diretor artístico do Festival, destaca as “peças da alemã Hildegarda de Bingen, uma poderosa referência na História feminina da Música e da tártara-russa Sofiya Gubaydulina, a mais reconhecida e admirada compositora viva dos nossos dias. A par dessas, surgem outras figuras primordiais, incluindo criadoras tão destacadas como a checa Vítězslava Kaprálová, a francesa Cécile Chaminade ou a austríaca Maria Theresia von Paradis”.

Tanto o público como a crítica destacam o enorme talento e a grande sensibilidade das interpretações deste nascente duo. Monika Streitová é uma flautista checa com fortes ligações a Portugal. O seu repertório inclui mais de 200 estreias mundiais e tem-se apresentado por toda a Europa quer a solo, quer em diversas formações.

Ana Telles, pianista e musicóloga de projeção cosmopolita, formada em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tem-se apresentado a nível nacional e internacional em salas prestigiadas como solista e em grupos de câmara. A sua discografia conta já com dezena e meia de títulos.

Num ano em que a República Checa é país convidado da 16.ª edição do Festival, este concerto luso-checo afigura-se como um momento de aprofundamento do diálogo artístico entre intérpretes dos dois países.

A paragem em Arraiolos no roteiro do Festival Terras sem Sombra, acontece, numa iniciativa que conta com a parceria do Município e das Pousadas de Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.