Home » Sociedade » Cidadania » Movimento de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi
Movimento de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi
Movimento de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi

Movimento de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi

O movimento de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi, desencadeado pelo escritor Luís Barriga, natural de Estoi, na sua página no Facebook, atingiu mais de um milhar de membros nas primeiras 24 horas.

“Vamos agora desencadear o processo de recolha de assinaturas para solicitar a apreciação em Plenário da Assembleia da República”, escreve Luis Barriga, que lança o movimento.

“Estoi merece pela sua história, pela sua cultura e pelo seu património, que preservamos orgulhosamente, maior respeito, para poder definir e estruturar a sua evolução, de forma independente como o fez ao longo dos séculos”.

ESTOI MERECE PELA SUA HISTÓRIA:

Estoienses, e nesta designação englobo todos os que de alguma forma estão ligados a Estoi, comungam dos seus anseios e gostariam de a ver cultural e socialmente valorizada e sobretudo respeitada.

Ao criar esta página de preservação e divulgação da Cultura e do Património da nossa Aldeia e extinta Freguesia de Estoi, pretendia manter vivo o nosso legado cultural e estimular o sentido de pertença de cada um de nós com os seus concidadãos Estoienses.

A nossa Freguesia era desde a época quinhentista uma paróquia autónoma e orgulhosa das suas raízes. No entanto, as suas origens são ainda mais remotas, o seu património e as suas tradições culturais ainda mostram com clareza a influência que as grandes civilizações europeias tiveram na nossa cultura; nomeadamente a extraordinária manifestação do sentir dos Estoienses, que é a Festa da Pinha.

Estoi merece pela sua história, pela sua cultura e pelo seu património, que preservamos orgulhosamente, maior respeito, para poder definir e estruturar a sua evolução, de forma independente como o fez ao longo dos séculos.

A extinção da nossa Freguesia, que configurou uma enorme injustiça e desrespeito pela nossa identidade cultural e social, pode e deve ser revertida.

O governo atual abriu a possibilidade da restauração da nossa Freguesia, mas é preciso que nos unamos e façamos ouvir a nossa voz, junto de quem terá o poder de decisão: órgãos eleitos e partidos políticos; para que na hora da deliberação seja claro o que os Estoienses desejam.
Chegou o momento de nos unirmos em torno do desígnio de Restauração da Freguesia de Estoi, independentemente das nossas diferenças. Esta luta não é contra ninguém, muito menos contra os nossos vizinhos da Conceição de Faro, com quem sempre tivemos e teremos as melhores relações, esta é uma luta derivada de um imperativo histórico, o da manutenção da nossa identidade.

É preciso que os Estoienses digam claramente aos decisores que para nós é muito importante que se respeite o testemunho que os nossos antepassados nos transmitiram. Esse legado só está devidamente salvaguardado, quando os destinos da Freguesia de Estoi estiverem unicamente nas mãos dos seus eleitores.

Luís Barriga

Luís Barriga nasceu em 1961 em Estoi, Faro. Foi militar de Cavalaria, jornalista, fotógrafo amador e técnico de instalações elétricas. Mestre em Psicologia Perinatal, fez investigação, foi docente universitário e atualmente exerce como psicólogo clínico e da saúde. É autor de vários livros que têm Estoi como local principal das narrativas e faz desta aldeia o centro da sua vivência social. (fonte WOOK)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.