Home » Sociedade » Iniciativas » Movimento Life debate a igualdade de género
Movimento Life debate a igualdade de género

Movimento Life debate a igualdade de género

Quando apenas 7% dos CEO das maiores empresas portuguesas são mulheres e só há 21% são reitoras e presidentes nas instituições do Ensino Superior em Portugal, o Movimento LIFE- Liderança no Feminino na Saúde, vai realizar um estudo sobre igualdade de género nas novas gerações, que trabalham no setor da Saúde em Portugal, envolvendo mulheres e homens.

As mulheres ainda enfrentam inúmeras barreiras no acesso a carreiras de topo e cargos de decisão. Mesmo com mais habilitações do que os homens, ainda assim elas estão claramente sub-representadas nos processos de tomada de decisão.

A área da saúde é predominantemente feminina, com as mulheres a representarem 75% do total da força de trabalho mas a ocuparem pouco mais de um terço dos lugares de liderança.

Apesar de a área da saúde ser predominantemente feminina, com as mulheres a representarem 75% do total da força de trabalho, são ainda poucas as que ocupam cargos de liderança, pouco mais de um terço devido às barreiras no acesso a carreiras de topo e cargos de decisão, que continuam a ser muitas, apesar delas terem mais habilitações do que os homens. A isto junta-se ainda a falta de literacia, de políticas de igualdade de género ou de medidas de tolerância zero para bullying, assédio moral e sexual no local de trabalho.

Medidas que as 30 mulheres de várias gerações com experiência de liderança na Saúde, Embaixadoras do Movimento LIFE, apresentaram na sequência de uma primeira reflexão, em que foram analisadas as razões históricas e atuais para estarmos distantes da igualdade de género e debatidas estratégias de desenvolvimento para criar um futuro melhor para as novas gerações.

Estas e outras conclusões de duas análises que foram divulgadas esta quinta feira, 2 de março, na sessão pública de apresentação do Movimento LIFE – Liderança na Saúde no Feminino, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Um dos estudos foi realizado pela Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher/CICS.NOVA (NOVA-FCSH) e outro pela consultora GFK/Metris, também com base na auscultação de algumas dezenas de mulheres com experiência de liderança na Saúde.

As duas análises apresentadas apontam para a necessidade de se conhecer a realidade do setor da Saúde em Portugal. Só o conhecimento detalhado da realidade pode dar visibilidade ao problema da desigualdade de género e permitir definir linhas de atuação concretas que mudem a realidade para as gerações futuras.

Segundo a análise da GFK/Metris, há muita informação e múltiplas estatísticas, mas são dados desagregados e não sistematizados que dificultam uma compreensão profunda da realidade. No fundo, há muita informação e pouco conhecimento.

Por isso mesmo, o Movimento LIFE vai promover a realização de um estudo que ausculte as mulheres e homens com menos de 40 anos que trabalham no setor da Saúde em Portugal. A ideia, a par de ter maior conhecimento da realidade, é permitir um retrato dos entraves ou impulsos que as mulheres mais jovens sentem atualmente na sua progressão de carreira. O intuito é também recolher contributos de todos sobre medidas ou políticas que possam ser promotoras da igualdade de género.

O Movimento Life – Liderança no Feminino na Saúde pretende ser uma iniciativa contínua para conduzir a uma mudança de comportamentos e ações que contribuam para uma maior paridade na liderança no sector da Saúde.

Movimento Life / C.S.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.