Home » Sítios & Viagens » Viagens » MSC Cruzeiros vai operar com energia elétrica nos portos
MSC Cruzeiros vai operar com energia elétrica nos portos

MSC Cruzeiros vai operar com energia elétrica nos portos

O MSC Virtuosa e o MSC Poesia, navios da MSC Cruzeiros, vão a partir desta temporada de Verão e pela primeira vez, utilizar energia elétrica quando em terra, nos portos de Southampton no Reino Unido e de Rostock-Warnemünde na Alemanha.

A MSC Cruzeiros também assinou um acordo com a Cruise Baltic, para alcançar o uso generalizado de energia elétrica em terra, até 2024, na região do Mar Báltico.

A companhia de Cruzeiros está pronta para se ligar a mais portos. Mais de metade da frota está concebida para ser compatível com energia elétrica em terra até ao final de 2022.

No âmbito do projeto de reconversão energética promovido pela MSC Cruzeiros, vai ser lançado no final deste ano, o primeiro navio hibrido de LNG, o ‘MSC World Europa’ que será a operado com a maior célula de combustível de óxido sólido (SOFC), alguma vez instalada.

Tendo assumido o compromisso em 2021 de atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2050, a MSC Cruzeiros está continuamente a explorar e investir em novas tecnologias, com o objetivo de descarbonizar, sendo que algumas têm tido resultados muito promissores. Tendo em vista alcançar esse compromisso é fundamental minimizar o impacto dos navios de cruzeiro nas comunidades portuárias e o seu ambiente enquanto estão atracados.

A energia em terra desempenha um importante papel nesse sentido porque permite que os navios desliguem os seus motores e se conectem à energia elétrica local para fazer funcionar os seus sistemas a bordo. Com a eletricidade a ser transportada para o navio através de um transformador especialmente concebido no cais, esse processo evita emissões produzidas pelos geradores a diesel, melhorando a qualidade atmosférica local, para além de reduzir o ruído e os níveis de vibração. O meio ambiente e as comunidades vizinhas beneficiam diretamente da tecnologia de energia em terra.

Com investimentos significativos nas suas capacidades de frota, a MSC Cruzeiros anunciou um conjunto de iniciativas e compromissos concretos, para acelerar a implementação de energia elétrica em terra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.