Home » Desporto » Competições » Mundial de Ralis em Portugal de 19 a 22 de Maio
TOYOTA GAZOO Racing - Mundial de Ralis em Portugal de 19 a 22 de Maio
A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) chega a Portugal na liderança do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA

Mundial de Ralis em Portugal de 19 a 22 de Maio

A 55ª edição do rali de Portugal que acontece de 19 a 22 de maio, assinala os 50 anos do Mundial de ralis FIA. A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) chega a Portugal na liderança do Mundial de Ralis (WRC), marcando a entrada numa nova fase da época 2022 uma vez que será a estreia do GR YARIS Rally1 em pisos de terra.

A Toyota começou bem a nova era híbrida dos Rally1 do WRC. Kalle Rovanperä venceu de forma impressionante duas das três primeiras rondas – na neve Sueca e no asfalto Croata – e chega a Portugal na liderança do campeonato de pilotos (por 29 pontos). A TOYOTA GAZOO Racing WRT também lidera a classificação dos fabricantes com 42 pontos de avanço, no entanto, a prova portuguesa é a primeira de cinco provas consecutivas em terra e um novo desafio para a nova geração de automóveis híbridos.

Pela primeira vez na sua carreira como líder do WRC, o jovem Rovanperä também enfrenta um novo desafio, uma vez que terá que “abrir a estrada” no primeiro dia da prova na sexta-feira. Os seus companheiros de equipa Sébastien Ogier e Elfyn Evans terão posições de estrada mais favoráveis, ocupando, respetivamente, o oitavo e nono lugar da classificação. Evans terá como objetivo um regresso ao pódio numa prova que venceu em 2021, enquanto Ogier – que faz sua segunda aparição da época no WRC– procura superar o recorde conjunto de cinco vitórias em Portugal (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017). Takamoto Katsuta é sexto no campeonato após um início consistente em 2022 com o arranque do TGR WRT Next Generation, tendo terminado em quarto lugar da geral em Portugal o ano passado.

Com base na Exponor em Matosinhos, e após o tradicional ‘shakedown’ em Baltar, marcado para quinta-feira dia 19 de maio, entre as 09:01 e as 14:00, os primeiros dos 343,3 quilómetros cronometrados compostos por 22 classificativas, vão ser disputados em Coimbra. Tal como em 2021, Coimbra volta a receber a Cerimónia de Partida na noite na quinta-feira, mas desta vez é combinada com uma nova super especial pelas ruas da cidade. Os fãs e apaixonados pela modalidade poderão ver de perto pilotos e máquinas e será o arranque da ação competitiva, quando se celebram 50 anos do mundial de Ralis.

O segundo dia, sexta-feira dia 20 de maio, será o primeiro dia completo de prova, com os três emblemáticos troços no centro do país de Lousã, Góis, Arganil, todas percorridas duas vezes, e Mortágua, antes da superespecial de Lousada.

Sábado 21 de maio é o dia mais longo do rali, com 164,98 quilómetros competitivos. Começa com as duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e ainda Amarante. O dia termina no Porto na super-especial prevista na Foz. No quarto dia, domingo 22 de maio a prova encerra-se com cinco especiais (Felgueiras 1 e 2, Montim e Fafe) com a grande atração em torno da segunda passagem por Fafe que serve de Power Stage final.

Citação do Diretor de Equipa Jari-Matti Latvala

“Até agora, fomos muito competitivos com o GR YARIS Rally1 no asfalto e na neve nos três primeiros ralis da temporada. Portugal será o primeiro de três ralis difíceis em terra em pouco mais de cinco semanas e será muito interessante ver o nível das diferentes equipas e carros. Com grande parte da época disputada em terra, é muito importante ser competitivo nesta superfície, e dar aos nossos pilotos um carro fiável, também terá que ser um grande foco nos próximos eventos. Em Portugal, quando está seco há muito cascalho solto em cima da superfície e isso dificulta muito o primeiro carro na estrada. Esta difícil tarefa será uma nova experiência para Kalle na sexta-feira, mas sabemos que ele conseguirá manter a calma mesmo que esteja perdendo tempo. Por outro lado, teremos boas posições iniciais com Elfyn e Seb e ambos devem ter uma forte possibilidade de lutar pela vitória.”

Em estreia também no Rali de Portugal estará o trofeu monomarca ibérico – O TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, a terceira prova da época que promete mostrar toda a velocidade do GR Yaris RZ preparado pela MSi e que será também um polo de atração do emblemático rali.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.