Home » Municipios » Município de Faro e UAlg lançam “Faro Acolhe”
Município de Faro e UAlg lançam "Faro Acolhe"

Município de Faro e UAlg lançam “Faro Acolhe”

O programa “Faro Acolhe”, iniciativa que promove o alojamento de jovens universitários em domicílios de idosos residentes no concelho, sem carácter monetário, como forma de combater solidão e isolamento dos mais velhos, é uma iniciativa do Municipio e da Universidade do Algarve.

O protocolo foi assinado na passada quinta feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.

Este programa, visa promover as relações intergeracionais entre os envolvidos, vai ser gerido por técnicos do Município de Faro e da Universidade do Algarve, pretende beneficiar seniores do concelho e estudantes universitários residentes noutras zonas do País, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos.

Estes jovens serão acolhidos na residência de agregados familiares ou de idosos que vivam em situação de solidão e isolamento, que manifestem a sua disponibilidade e que reúnam condições para o fazer, em conformidade com as regras estabelecidas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, “este é um protocolo que já vinha a ser preparado há algum tempo e que agora avança, permitindo juntar a geração mais velha com jovens que vêm para Faro e se deparam com o problema da falta de habitação, que existe em Faro como noutras zonas do País”.

Paulo Águas, o reitor da Universidade do Algarve, lembrou que este era um programa que já vinha a ser preparado há muito tempo, tendo a pandemia e as respetivas restrições sanitárias impedido que este avançasse nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. “Esperamos que agora em 2022/2023 a situação esteja próxima da normalização e não existam entraves a este encontro de gerações”.

“Sabemos que talvez nem todos os jovens estudantes terão perfil para este programa, tal como nem todas as famílias terão também perfil para este programa, mas do lado da Universidade do Algarve haverá a preocupação com a seleção dos perfis dos estudantes”, revelou o reitor da Universidade do Algarve. “Se tivermos uma família com um estudante, será muito bom, se conseguirmos duas ou três ou mais será muito bom a multiplicar e com benefícios para ambas as partes, nomeadamente os seniores que terão apoio dos jovens que num momento das suas vidas passam pela nossa cidade e dos estudantes que terão menos um entrave para prosseguir os seus estudos, uma vez que praticamente anularão os custos com alojamento”, concluiu o reitor Paulo Águas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.