Home » Atualidade » Nacional » Município de Palmela investe em eficiência energética
Camões é o poeta em destaque na tertúlia de janeiro em Palmela
Camões é o poeta em destaque na tertúlia de janeiro em Palmela

Município de Palmela investe em eficiência energética

O Municipio de Palmela está a instalar na Biblioteca Municipal, um sistema de iluminação inteligente que vai proporcionar poupanças da ordem dos 87% no consumo energético, com redução da fatura e das emissões de gases com efeitos de estufa.

O sistema que consiste num conjunto de equipamentos e software inovadores, cuja instalação já se encontra-se em fase de conclusão, foi adjudicado por um valor na ordem dos 37 mil euros.

O sistema consiste na substituição de lâmpadas tradicionais por díodos emissores de luz (LED), detetores de presença, sensores de luminosidade e outros dispositivos e software, que garantirão poupança mas, também, maior conforto e adequação da luminosidade a cada tipo de uso.

Na prática, o utilizador decide que tipo e quantidade de luz pretende, em função do grau e tipo de ocupação das instalações, sala a sala. O sistema mede a presença e quantidade de pessoas, mede a quantidade de luz natural disponível e aciona a iluminação artificial garantida pelos LED, na medida do estritamente necessário.

Este investimento insere-se na medida de reforço da eficiência energética em edifícios municipais prevista no PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, documento que define a estratégia para o cumprimento das metas do Pacto de Autarcas, com um conjunto de ações a desenvolver pela comunidade, representando um desafio ambicioso e motivador para todo o concelho.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.