Os Municípios de Setúbal, Sesimbra e Palmela, celebraram no passado dia 14 de outubro, no Forte de Albarquel, em Setúbal, um Protocolo de Colaboração com a Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Este Protocolo visa estabelecer as formas de colaboração das quatro entidades signatárias para a proteção, conservação e valorização da natureza e dos bens naturais do Parque Natural da Arrábida.
A assinatura do documento surge no seguimento do trabalho que estas entidades têm vindo a desenvolver, em particular, com a marcação dos Percursos Pedestres no Território Arrábida, resultante de um longo trabalho técnico que permitiu estabelecer na área Concelho de Palmela, quatro percursos de pequena rota e o segmento da Grande Rota 11 – E 9 que liga Setúbal ao Cabo Espichel, e que integra a rota pedestre que tem como estremos o Cabo de S. Vicente, em Portugal e a cidade de S. Petersburgo, na Rússia.
A celebração deste Protocolo, cuja minuta foi aprovada pela autarquia de Palmela em outubro de 2023, fortalecerá os laços de colaboração em torno de um território com uma riqueza impar, de que é exemplo a recente apresentação da Candidatura a Reserva da Biosfera. Contribuirá para uma utilização mais consciente dos espaços naturais e para o desenvolvimento de ações partilhadas, que contribuam para o desenvolvimento de estratégias para a orientação, regulamentação e operacionalização das atividades de turismo de natureza, de caráter desportivo, recreativo, cultural e de lazer.