Home » Cultura » Geral » Murmúrios de Pedro e Inês no Museu do Oriente
Murmúrios de Pedro e Inês no Museu do Oriente

Murmúrios de Pedro e Inês no Museu do Oriente

O Museu do Oriente, recebe em Setembro, Revolution_Hope_Imagination, uma iniciativa que oferece uma nova perspectiva sobre o diálogo entre a arte e o negócio, a cultura e o turismo. Entre os dias 14 e 16, é possível participar em workshops e conferências multidisciplinares, com destaque para um programa dedicado à arte indonésia do Batik.

No âmbito da celebração do 10º aniversário da classificação do Batik como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Embaixada da Indonésia em Lisboa e o Governo Regional de Yogyakarta organizam um workshop, uma exposição, um desfile de moda e um bazar para dar a conhecer esta técnica, o simbolismo e a cultura que envolvem o tingimento manual de tecidos de algodão e seda.

Passada de geração em geração, a arte do Batik está integrada na identidade cultural do povo indonésio e, através do significado simbólico das cores, expressa a sua criatividade e espiritualidade. Na vida dos indonésios, o Batik está presente desde o início: os bebés são transportados em panos de batik decorados com símbolos desenhados para lhes dar sorte, e os falecidos são envoltos em batik funerário. Este tipo de roupa é normalmente incorporado nas celebrações especiais, como casamento e gravidezes, mas também nos teatros de marionetas e outras formas de arte.

No dia 14, a partir das 15h00, um workshop apresenta a história do Batik através do ensinamento dos seus processos e técnicas de produção, bem como o significado dos padrões utilizados.

Durante este fim-de-semana, uma exposição mostra a variedade de tecidos Batik da província de Yogyakarta, divididos por categorias: a história do ciclo de vida do Homem; tecidos originários de Pakualaman; tecidos de Batik índigo e tecidos ilustrativos do processo de fabrico. A cerimónia de abertura da exposição (14 de Setembro, 10h00) inclui um momento de dança Gebyar Batik e a apresentação da Jogja World Batik City, reconhecida pelo World Craft Council em 2014.

As criações de Afif Syakur e de Galeri Batik Jawa são apresentadas durante um desfile de moda que se realiza no dia 15, às 16h30. Sendo que, durante este fim-de-semana, os visitantes terão a oportunidade de adquirir batiks originais, num bazar onde estarão ainda disponíveis produtos de joalharia e acessórios da província de Yogyakarta.

O fim-de-semana conta também com iniciativas dedicadas às famílias, como o peddy-paper “Um Presente de Espantar”, a 14 e 15 de Setembro, às 10h00.

No dia 14, no âmbito do workshop “RHI_Education Project: Leitura dos textos do Rinoceronte”, vão poder conhecer a “História do Rinoceronte”, da autoria de Afonso Cruz e Ondjaki. No final, e depois de terem sido inspirados pelos textos, todos os participantes poderão colocar em prática a sua criatividade através da criação de rinocerontes feitos com materiais recicláveis.

No dia 15 de Setembro, pais e filhos vão poder aprender o significado de “casular, um verbo inventado que só pode ser utilizado por aqueles cujas mãos fazem casulos, isto é, as pequenas casas que nos abrigam nos momentos de tristeza e nos ajudam a transformar os problemas em borboletas. No workshop “Casular com Grupo de Teatro Umcolectivo” vão aprender a fazer estes abrigos, a partir de materiais desperdiçados.

Também no dia 15, oportunidade ainda para criarem peças únicas através da combinação da técnica de tecelagem com a reutilização de sacos de plástico em fim de vida, no workshop “Experiência Portugal Manual: Plástico – Uma nova vida (tecelagem com plástico.

O dia 14 de Setembro começa com o “Empoderamento dos Cidadãos e Iniciativas da Sociedade Civil”. Segue-se o “Projeto RHI_Educação: Artistas e Mentores”, onde profissionais apresentam o seu processo de trabalho e os resultados alcançados. A tarde continua com o “Case Study – Projeto RHI_Educação”, onde serão apresentados e avaliados os resultados deste projecto. “Entre-culturas – interculturalidades em tempo de ubers” é a última conferência do dia, onde é explorada a multiculturalidade e os desafios das sociedades modernas.

O domingo, 15 de Setembro, inicia com “Case Studies de Arte & Business e Mecenato”, onde representantes oficiais de países asiáticos são convidados a apresentar os seus case studies sobre o tema. Segue-se “Economia Laranja”, apresentada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, uma talk que lança a discussão sobre o papel desta economia. “Animais em Vias de Extinção e Planos de Acção” é a discussão seguinte, que traz para cima da mesa um dos temas mais explorados pelo Projeto RHI_Educação – os animais em vias de extinção e como traçar um plano de prevenção. A talk “Daisy in a Box” apresenta o case study deste projeto de consultoria social, cujo objectivo é ajudar mulheres jovens e adultas a empoderarem-se. O dia termina com “GreenFest”, onde o seu fundador, Pedro Norton de Matos, apresenta o projecto, os seus objectivos e resultados.

Ainda neste dia, o bailado “Murmúrios de Pedro e Inês” traduz a história dos dois amantes, numa coreografia de Fernando Duarte que incorpora a música contemporânea com o som poético da língua portuguesa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.