Home » Cultura » Museus » Museu do Oriente anuncia novas aprendizagens
O Museu do Oriente organiza o workshop “A alimentação pelas cinco transformações”, entre 12 de Outubro e 14 de Dezembro, que aborda a forma como a alimentação permite criar o equilíbrio

Museu do Oriente anuncia novas aprendizagens

O Museu do Oriente organiza o workshop “A alimentação pelas cinco transformações”, entre 12 de Outubro e 14 de Dezembro, que aborda a forma como a alimentação permite criar o equilíbrio entre os factores internos e externos, a gestão dos ciclos da vida, a saúde e as emoções através da alimentação e da adaptação da mesma a esses estados.

Os participantes vão descobrir em cinco sessões temáticas, como ganhar em saúde, liberdade e autonomia, através da aprendizagem da autoanálise e da gestão pessoal das próprias emoções.

Foi pela observação da Natureza e pela relação entre o Ser Humano e a mesma que surgiram as cinco Transformações, ou os cinco Elementos, estudados na Medicina Tradicional Chinesa. Estas Transformações revelam-se internamente, nos órgãos físicos, nos sentidos e através de emoções, sendo os meridianos um exemplo dessa revelação. Também se revelam externamente, com as estações do ano, as fases do dia, através do clima e a partir de alimentos específicos resultantes dessas estações e desse clima.

A origem de expressões como “ter maus fígados” ou “ter bom coração” e o motivo pelo qual as fobias aumentam ao final do dia, são alguns dos temas tratados nas sessões, que aprofundam cada uma das Transformações: “A transformação da água, o inverno e a coragem/ fé na vida”, “A transformação da árvore, a primavera e o entusiasmo”, “A transformação do solo, as fases entre estações e a compaixão”, “A transformação do fogo, o verão e a alegria serena”, “A transformação do metal, o outono e a capacidade de análise”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.