Home » Cultura » Geral » Museus de Lisboa para férias em plano city break
Museus de Lisboa para férias em plano city break
Museu do Oriente, um dos mais visitados na Capital Portuguesa

Museus de Lisboa para férias em plano city break

Os estudos de mercado dizem que 27% dos portugueses planeiam fazer uma city break este ano, porque estar de férias não significa somente, viajar para longe ou passar o dia na praia.

Interessados no tema. a equipa da momondo, elaborou uma lista dos museus de Lisboa, expondo praticamente todos os géneros artísticos e que merecem ser visitados. Desde coches de contos de fadas a velhos mestres de cerâmicas tridimensionais, nos museus de Lisboa o visitante encontra quase tudo

1. MUDE – Museu do Design e da Moda
Este museu vai conquistá-lo assim que vir as paredes de tijolo nuas, as colunas de granito e os tectos de estuque que detêm a história do design do século XX. Com uma colecção ecléctica alucinante, aqui poderá apreciar desde pilhas de gavetas de design Sottsass à loiça icónica Dresser ou a alta costura Givenchy. Deixe-se impressionar pela forma e funcionalidade nos objectos desenhados por designers como Wright & Wegner e não se vá embora sem antes visitar o cofre bancário clássico dos anos 60 na cave.

2. Museu da Eletricidade
Tendo iluminado a cidade inteira de Lisboa por mais de quatro décadas, este edifício de tijolo vermelho não lhe passará ao lado. Transformado em 1990 no Museu da Eletricidade, oferece exposições fascinantes detalhando o ambiente de trabalho e operações da antiga planta, e outras, mais modernas, de arte e fotografia. Aproveite para conhecer a Sala das Caldeiras, com antigas caldeiras de alta-pressão que chegam aos 30 metros de altura, e entre nas fornalhas para explorar a sua estrutura interna. Já que lá está, aproveite e visite também o novo MAAT – Centro de Arte & Tecnologia da Fundação EDP, com as suas linhas orgânicas e azulejos 3D.

3. Museu Nacional dos Coches
Se gostava do coche da Cinderela, experimente ver os 45 coches com centenas de anos que fazem parte da elegante colecção do Museu Nacional dos Coches. Com uma das maiores e mais raras colecções do género do mundo, este é o museu mais visitado de Portugal.
Após se ter mudado, em 2015, para um edifício modernista ao fundo da rua, desenhado pelo arquitecto brasileiro vencedor do Prémio Pritzker Paulo Mendes da Rocha, começou a exibir ainda mais coches, carruagens, berlindas, chaises e cabriolets, bem como artigos reais de épocas passadas.

4. Museu da Marioneta
Fundado em 1987 pela Companhia das Marionetas de São Lourenço para tentar preservar a tradição portuguesa, este museu tem como objetivo pesquisar, recolher, preservar e exibir tudo o que diga respeito ao teatro das marionetas. Faça uma visita guiada para conhecer os diferentes tipos de marionetas, os seus mecanismos e a sua história no único museu deste género do país.

5. Museu Nacional da História Natural e da Ciência
Para os amantes da História Natural, este museu, com uma colecção reunida ao longo de 250 anos com itens das áreas de zoologia, antropologia, geologia e botânica, é um local a não perder. Muitos destes tesouros remontam a antigas colónias portuguesas na Ásia e em África, contando a história do passado colonial do país.
Nas traseiras do museu encontrará um Jardim Botânico, um oásis verdejante de plantas tropicais exóticas, árvores gigantes e até uma incubadora de borboletas.

6. Museu do Fado
Antes de visitar as típicas casas de fado do Bairro Alto ou de Alfama, considere aprender um pouco acerca da história do fado. Com raras coleções de fotografias, cartazes, pautas musicais, instrumentos, documentos profissionais e até contratos e licenças, que juntos ajudaram a criar a história do fado, este museu faz tributo à música melancólica dos bairros de Lisboa.
O Museu do Fado organiza ainda seminários, workshops e concertos.

7. Museu Nacional do Azulejo
Neste convento do século XVI é contada a história completa da tradição portuguesa do azulejo. A colecção única data do século XV e ilustra feitos da Igreja Católica, do Terramoto de 1755 e da ascensão e queda da monarquia da nação.
Uma das exposições mais icónicas são os 1.300 azulejos pintados à mão a azul e branco que, ao longo de 23 metros, representam a paisagem da cidade de Lisboa de 1738.

8. Museu Fundação Oriente
Com uma bonita vista sobre o rio Tejo, o Museu Fundação Oriente guarda uma impressionante colecção de 12.000 peças da Arte Oriental, uma das mais incríveis do seu género. Com cerâmica artesanal, máscaras, arte e esculturas reunidas ao longo dos tempos, este é sem dúvida um local a conhecer.
A Coleção Kwok On, de 2.000 peças de Timor Leste, Japão, Goa, Coreia e Macau é considera uma das maiores heranças de máscaras asiáticas sagradas e teatrais, trajes tradicionais e relíquias religiosas do mundo.

9. Casa dos Bicos
Supostamente inspirado no palácio italiano Palazzo dei Diamanti, este “palácio” do início do século XVI tem uma curiosa fachada coberta de bicos de pedra em forma de diamante. Sendo um sobrevivente do Terramoto de 1755, a Casa dos Bicos foi usada por muitos anos como armazém para o peixe salgado da gastronomia portuguesa. Hoje, serve de museu e fundação dedicados ao vencedor do Prémio Nobel, José Saramago, mostrando a vida e obra do autor.

10. Museu Nacional de Arte Antiga
Alojado num palácio do século XVII, este museu é um tesouro escondido reconhecido ele próprio como uma obra de arte. Inclui pintura, escultura, têxteis e mobília desde o século XII ao século XIX, com obras de Albrecht Dürer, Rubens, Breughel, e Lorrain, bem como o impressionante tríptico ‘A Tentação de Santo António’ do pintor holandês Hieronymus Bosch.
No encantador jardim com café, com uma vista das docas e do Tejo, pode aprovar para tomar um bom almoço buffet a preços simpáticos enquanto aprecia as esculturas clássicas que descansam à sombra de árvores exóticas.

Se quer aproveitar um fim de semana ou umas mini férias para fazer algo diferente, pondere a hipótese de conhecer estes museus de Lisboa e mergulhe numa aventura cheia de conhecimento e cultura.

Sobre a momondo:

A momondo.pt é um motor de busca que pesquisa milhares de sites de agências de viagens e companhias aéreas e compara milhões de preços para voos, hotéis e carros de aluguer. A momondo, disponível gratuitamente no mercado português desde 2013, destaca-se dos produtos concorrentes pelo design cuidado, simplicidade de utilização e performance. A momondo foi fundada e encontra-se sediada em Copenhaga e está presente em mais de 30 mercados, entre os quais Portugal, um mercado estratégico para a empresa. Para além do site momondo.pt, a empresa disponibiliza aplicações móveis e guias de viagem para iOS e Android. A momondo é uma marca independente dentro da subsidiária da KAYAK, The Priceline Group.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.