Home » Música & Eventos » Concertos* » Música medieval e renascentista no Palácio Nacional de Sintra

Música medieval e renascentista no Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra, recebe no terceiro fim de semana de junho (19 e 20) o ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”os concertos noturnos do agrupamento “Officium Ensemble” e “Capella Sanctæ Crucis”.

Sexta-feira, 19 de junho

O programa começa às 14h30 com um concerto comentado do Coro Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa, com direção de Armando Possante, na Sala Manuelina.

Recordando a figura de Santo António, é apresentada em concerto a liturgia dedicada a esta figura da Igreja. Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio, que pode ser visitado antes ou depois do concerto.

Às 20h00, ainda na Sala Manuelina, tem lugar a conferência “No Coração Árabe da Vila de Sintra”, pelo historiador de Arte Paulo Almeida Fernandes. Na conferência será abordado o facto de o Palácio Nacional de Sintra ser um monumento desconhecido em muitos dos seus aspetos, entre outras questões. Esta conferência é de entrada gratuita, mediante capacidade da sala.

Às 21h30, na Sala dos Cisnes, tem lugar o concerto “A Idade de Ouro da Renascença Portuguesa”, de “Officium Ensemble”, com obras de Duarte Lobo, Frei Manuel Cardoso, Estêvão Lopes-Morago e Estêvão de Brito.

O agrupamento é composto por Ariana Russo (soprano), Clara Coelho (soprano), Isabel Jacobetty (soprano), Sara Ramalhinho (soprano), Gerson Coelho (tenor), Pedro Cachado (tenor), Catarina Saraiva (alto), Manon Marques (alto), Raquel Marques (alto), Rita Tavares (alto), Pedro Casanova (baixo), Tiago Mota (baixo) e Sérgio Silva (baixo). Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

Programa do concerto em anexo.

Sábado, 20 de junho

Neste dia é possível assistir ao concerto aperitivo do Coro Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa, com direção de Armando Possante, na Capela Palatina, às 12h00. Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio (que pode ser visitado antes ou depois do concerto).

Às 21h30, na Sala dos Cisnes, tem lugar o concerto do agrupamento “Capella Sanctæ Crucis”, com o programa “Alá Xaber Divinar/Moçárabe, Mudejar, Mourisco/Confluências no Património Musical Ibérico em torno de 1500” que inclui obras de Luys de Narváez, Diego Pisador, Gabriel Mena, Juan Vasquez, António Carreiro e Cantorales de Cisneros.

O agrupamento é composto por Marie Remandet (voz), Tiago Simas Freire (direção, flauta e corneta), Ondine Lacorne-Hébrard (viela de arco), Sara Águeda Martín (harpa) e Rui Silva (percussões).

Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

Programa do concerto em anexo.

Ciclo “Reencontros”

Este ciclo, que decorre até 27 de junho, surge integrado na decisão da Parques de Sintra de dinamizar os Palácios sob sua gestão, e da parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal. Prende-se também com o objetivo de preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista, dado que não existe nenhum ciclo musical nacional centrado neste tipo de repertório.

A programação relaciona-se com as épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra – medieval e renascentista -, e pretende revisitar o Palácio através da sua memória musical, recriando o imaginário sonoro que o terá habitado durante o período em que este era um espaço de eleição da Família Real Portuguesa.

Informações úteis

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos.

O projeto “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, com direção artística de Diana Vinagre, é cofinanciado pelo POR Lisboa – Programa Operacional Regional, conta também com o apoio da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Instituto Gregoriano de Lisboa e com a Antena 2 como media partner.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.