Site icon Ipressjournal

mWaterSafety: Plataforma tecnológica de segurança náutica

mWaterSafety utiliza sensores em embarcações e praticantes de desportos náuticos

mWaterSafety é o nome de uma plataforma tecnológica que está a ser desenvolvida pela Fraunhofer Portugal e pela empresa Ponto.C, que permite aumentar os níveis de segurança em comunidades que exercem atividades náuticas. O projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), entre outras entidades.

O mWaterSafety deteta se uma embarcação naufragou ou se alterou o seu trajeto habitual são algumas das informações que vão poder ser monitorizadas, permitindo assinalar situações de risco.

Baseado numa aplicação para smartphones e em sensores externos colocados nas embarcações ou em praticantes de desportos náuticos, o mWaterSafety permite obter informações sobre o posicionamento dos barcos ou equipamentos (por exemplo, de vela e windsurf) e as suas rotas. Numa altura em que os acidentes com embarcações têm vindo a aumentar, com o projeto mWaterSafety é possível acompanhar à distância as movimentações das embarcações, aumentando dessa forma os níveis de segurança na prática das atividades náuticas. Na sua vertente mais lúdica, é também possível obter informações sobre a performance desportiva dos praticantes de atividades náuticas.

Para além da Fraunhofer Portugal e da Ponto.C, o mWaterSafety está a ser desenvolvido em parceria com o Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), o Sporting Clube de Aveiro, o Clube de Vela da Costa Nova e a Associação Náutica da Gafanha da Encarnação.

Utilizando o modelo alemão, a Fraunhofer Portugal promove a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades da população.

A Fraunhofer Portugal é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft, responsável pelo AICOS, o primeiro centro Fraunhofer em Portugal. O centro de investigação AICOS (Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions), localizado no Porto, resulta de uma parceria entre o maior centro de I&D da Europa, Fraunhofer-Gesellschaft, e a Universidade do Porto.

Partilhe:
Exit mobile version