Home » Desporto » Surf & BodyBoard » Nacional de Surf da Ucrânia em Peniche
Nacional de Surf da Ucrânia em Peniche

Nacional de Surf da Ucrânia em Peniche

A 3ª edição do Campeonato Nacional de Surf da Ucrânia, que decorre este fim de semana em Peniche, é organizado pela Federação Ucraniana de Surf com a colaboração da Federação Portuguesa de Surf e do Peniche Surfing Clube.

Devido à Guerra na Ucrânia, este campeonato vai ser disputado por uma mistura de atletas da diáspora ucraniana nos EUA, Indonésia e Portugal, mais os surfistas que saíram da Ucrânia pouco antes da guerra eclodir.

Vasyl Kordysh presidente da Federação Ucraniana de Surf, não vai poder estar presente em Peniche por se encontrar no território em guerra, a aguardar o recrutamento para avançar para a frente de combate, mas participa à distância, seguindo via internet, todas as incidências da prova.

“Posso ser chamado para defender o meu país a qualquer momento e isso, confesso, cria muita ansiedade. Mas estou concentrado em organizar este campeonato, só isso interessa neste momento, até porque não sabemos quantos anos a guerra ainda durará. E mesmo que acabe amanhã, o mar está cheio de minas e poderá demorar 5 anos a ser limpo antes de podermos voltar a surfar aqui.”

“Contactámos a Federação Portuguesa e o João [Aranha] para nos ajudar a organizar o campeonato em Portugal porque sabemos que é a mais forte da Europa. Antes deste, tivemos campeonatos em 2018 e 2019. Em 2020 fomos obrigados a parar pela pandemia, e depois, em 2022, fizemos um evento ‘online’ para selecionar uma equipa para levar ao Mundial ISA. Mas para 2023 queríamos fazer uma prova novamente e Portugal, pela competência da sua organização e pela amizade que tenho com o seu presidente, era o local certo para o fazer”, explica Vasyl Kordysh, acrescentando: “A ajuda da FPS foi fundamental e ainda nos cede os juízes e o sistema informático. Não tenho palavras que cheguem para agradecer.”

João Aranha, o atual presidente da Federação Portuguesa de Surf, assume que não hesitou em ajudar, quando foi contactado pelo presidente da Federação Ucraniana: “Desde o primeiro momento que abraçámos a ideia em nome da solidariedade com o povo ucraniano e também pelo surf, que é a nossa causa comum. Os ucranianos merecem todo o nosso apoio e é com prazer que os acolhemos, sempre pensando que um dia poderão voltar a fazer o que mais gostam, nas suas ondas e em paz. Este é o nosso pequeno contributo para que isso venha a acontecer.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.