Home » Cultura » Geral » Natal nos Parques e Monumentos de Sintra
Natal nos Parques e Monumentos de Sintra

Natal nos Parques e Monumentos de Sintra

O espírito natalício vai mais uma vez estar bem presente, em Dezembro, nos parques e monumentos de Sintra, com iniciativas dominadas pela cor, música e animação, para temperar a quadra e partilhar momentos de qualidade e alegria com a família, ou amigos.

No dia 1 de dezembro, é inaugurada a árvore de Natal do Palácio Nacional de Sintra, que vai encher de luz o Largo Rainha D. Amélia. Com 15 metros de altura, esta árvore ficará exposta no terreiro do monumento durante todo o mês de dezembro, decorada com cerca de 200 bolas brancas e vermelhas 3D. Terá ainda um túnel de passagem que permitirá aos visitantes tirar fotografias no seu interior.

O momento será assinalado com um concerto nas escadarias do monumento, às 18 horas, pelo Coro Juvenil de Lisboa, sob direção do maestro Nuno Margarido Lopes. A entrada é livre mediante disponibilidade dos lugares (plateia com 200 lugares sentados).

O Largo Rainha D. Amélia receberá ainda, de 1 a 23 de dezembro, das 10 às 18h00, um mercado de Natal organizado pela Câmara Municipal de Sintra.

De 14 a 23 de dezembro, é a vez das fachadas exteriores do Palácio Nacional de Queluz ganharem vida e receberem o video mapping “Oficina do Natal”.

O espetáculo, com sessões às 18h, 18h30, 19h, 19h30, 20h, 20h30, 21h, 21h30, 22h e 22h30, conta a história de Nicolau, um artesão que se dedica a recuperar e restaurar brinquedos esquecidos ou avariados. Ao longo da projeção, o público assiste à transformação deste homem vulgar na lendária personagem do Pai Natal. Além de ser uma metáfora para o trabalho de conservação e recuperação executado pela Parques de Sintra nos últimos anos no Palácio Nacional de Queluz, o espetáculo visa ainda transmitir uma mensagem de consumo mais responsável nesta época do ano.

Já no dia 17 de dezembro, a partir das 14h30, o Natal prepara-se com afinco na Quintinha de Monserrate, com a atividade “É Natal na Quintinha!”.

Os participantes são convidados a palmilhar o local à descoberta de ingredientes especiais para biscoitos, a fazer saquinhos de cheiro para oferecer à família e aos amigos e a preparar as decorações natalícias.

Mas nem só de Natal vive a programação dos parques e monumentos de Sintra. Para assinalar os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook, inaugura no dia 30 de novembro, no Palácio de Monserrate, a exposição “Monserrate Revisitado – A coleção Cook em Portugal”, que traz de volta ao local as peças da coleção da família Cook que habitou o Palácio de Monserrate no séc. XIX. Esta mostra temporária apresenta o projeto arquitetónico e paisagístico desenvolvido na propriedade em Sintra e a coleção de arte aí exibida, e é o culminar de uma primeira fase de uma pesquisa exaustiva por obras de arte, de coleções públicas e privadas. A exposição pode ser vista até 31 de maio de 2018.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.